20/09/2021 às 18h53min - Atualizada em 20/09/2021 às 18h53min

Espanha vê com preocupação crise entre EUA e França, mas confia em diálogo

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
EFE
O governo da Espanha disse nesta segunda-feira ver com preocupação a crise entre a França e os Estados Unidos, após o cancelamento de um contrato para a entrega na Austrália de 12 submarinos franceses de propulsão convencional, mas confia que o diálogo entre os dois presidentes resolverá a situação.


Fontes diplomáticas espanholas admitiram que estão particularmente preocupadas com a situação, já que se trata de dois países aliados que carregam um grande peso.

"Vamos sempre trabalhar para aproximar as posições", afirmaram as fontes diante de um conflito que esperam poder ser resolvido na conversa entre os presidentes de EUA, Joe Biden, e França, Emmanuel Macron, que deve acontecer em breve, mas não tem data definida.

Dessa forma, o governo espanhol não toma partido e insiste que é necessário fortalecer tanto o projeto europeu - no qual a França é considerada "insubstituível" - quanto o projeto transatlântico - no qual os Estados Unidos são descritos como "indispensáveis".

"Vamos trabalhar com estes dois amigos e grandes aliados e parceiros para superar a crise", disseram as fontes.

A questão seria discutida ainda nesta segunda-feira na reunião informal dos ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Nova York.

A crise decorre da assinatura de um pacto de defesa entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido, que levou à ruptura de um contrato de venda de submarinos entre Camberra e Paris. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia