17/09/2021 às 11h58min - Atualizada em 17/09/2021 às 11h58min

Livro traz bastidores inéditos de aquisições de startups por grandes empresas

O livro reúne reflexões de mais de 10 empreendedores que venderam suas startups e revela o que pensam investidores e executivos

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

Segundo o levantamento Inside Venture Capital, realizado pela Distrito Dataminer 30, no primeiro semestre de 2021, o Brasil registrou 339 fusões e aquisições de startups, um aumento de 121% se comparado ao mesmo período do ano de 2020. Ao menos 69% dessas operações envolveram empresas na fase de early stage (estágio inicial). O mesmo levantamento aponta ainda que startups brasileiras atraíram um valor recorde de US$5,2 bilhões em investimentos. 

Mas, como e por que essas startups estão fazendo tanto sucesso? Se causam esse impacto no mercado, por que elas mesmas não se bancam, ao invés de precisarem de investimentos milionários? Qual é a vantagem para quem investe? E as grandes empresas, por que não inovam sozinhas, se elas têm capital? Por que uma grande empresa precisa de uma startup e uma startup precisa de uma grande empresa?

Essas e muitas outras perguntas dão corpo ao livro “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup”, que chega às livrarias e e-commerces de todo o Brasil pela Editora Gente. Assinado em parceria pelo fundador da Pegaki, João Cristofolini, e pelo jornalista especializado em startups e tecnologia e fundador da agência EDB Comunicação, Eduardo Cosomano, o livro conta com prefácio de Camila Farani, um dos tubarões do Programa Shark Tank Brasil e uma das principais investidoras anjo do País. O livro já está em pré-lançamento e já pode ser comprado por meio do site  www.saidademestre.com.br, que dá direito a uma Master Class com os autores. 

Composto a partir de mais de trinta entrevistas, Saída de Mestre pode ser compreendido em duas partes e um “capítulo bônus”. O livro aborda a dificuldade de tirar as ideias do papel e dar tração ao negócio, conseguir investidores, liderar e manter uma boa equipe, conduzir negociações de grandes contratos, reagir em momentos de quase falência até chegar na transação com a Intelipost, com os altos e baixos da trajetória da Pegaki, uma das primeiras empresas do Brasil que captaram via equity crowdfunding que deram retorno aos investidores.

“Nossa intenção é dividir as nossas melhores e piores práticas ao longo dessa jornada, de modo a realmente ajudar outros empreendedores que buscam inovar em seus mercados. Definitivamente, não é fácil empreender em um país burocrático como o Brasil, mas isso não significa que isso é impossível e nem que não é lucrativo”, afirma João Cristofolini, coautor do livro e sócio-fundador da Pegaki.

A segunda parte direciona o olhar para o cenário macro de inovação tecnológica, deixando claro que a aquisição da Pegaki pela Intelipost não é um negócio pontual, mas um exemplo de uma tendência cada vez mais frequente: grandes empresas têm comprado startups em busca de competitividade e inovação. 

O capítulo bônus traz a perspectiva de fundadores de startups sobre o mesmo tema, reunindo onze histórias e reflexões pessoais de empreendedores e empreendedoras que criaram negócios que cresceram, causaram impacto no mercado e foram vendidos para grandes empresas. 

Serviço:

Livro:  “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” (Editora Gente)

Autores: João Cristofolini & Eduardo Cosomano 

Prefácio: Camila Farani

$: Pré-lançamento pelo site www.saidademestre.com.br
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia