04/07/2018 às 17h39min - Atualizada em 04/07/2018 às 17h39min

Governo anuncia construção de estrada de ferro entre Vitória e Rio

Obra será realizada pela iniciativa privada e entregue ao governo depois de pronta

Agência O Globo -
Agência O Globo -

BRASÍLIA — O governo incluirá na carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a construção da estrada de ferro (EF-118), que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro. A obra deverá ser realizada pela concessionária da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Depois de pronta, ela será entregue à União para licitação dentro do novo programa de renovação antecipada de contratos já existentes.

Por ele, empresas cujos contratos vencem na próximo década podem renovar as concessões por mais 30 anos em troca de novos investimentos. Também serão beneficiadas por esse formato a Vale, que opera as ferrovias Carajás e Vitória Minas, e a MRS Logística. Caberá à Vale construir para a União a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e à MRS, o Ferroanel de São Paulo, .

Em nota, o Planalto anunciou que fará uma reunião extraordinária do conselho do PPI para qualificar a nova ferrovia, entre Vitória e Rio. A Fico e o Ferroanel de São Paulo foram incluídos no programa no início dessa semana.

Em outra frente, na tentava de realizar ainda este ano o leilão da ferrovia Norte/Sul (entre Porto Nacional-TO e Estrela d' Oeste-SP), o governo informou que dará início ao desenvolvimento do projeto de engenharia do Tramo Norte, que liga Açailândia ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. Este passo é fundamental para a viabilização de uma futura concessão, que permitirá o acesso ao porto da região Norte. O trecho da Norte/Sul que será licitado foi construído pelo governo federal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia