16/09/2021 às 23h06min - Atualizada em 16/09/2021 às 23h06min

Vulcão Otake, no sudoeste do Japão, entra em erupção sem causar danos

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
EFE
O vulcão Otake, na ilha Suwanose, no sudoeste do Japão, entrou em erupção no início da manhã desta sexta-feira (hora local) e expeliu rochas a até 1 quilômetro de distância da cratera, sem que tenham sido relatados pessoas feridas nem danos materiais.


A Agência Meteorológica do Japão (JMA) relatou a erupção às 2h18 (local, 14h18 desta quinta em Brasília) e pouco depois elevou sua atividade vulcânica de alerta para o nível 3, em um máximo de 5. Com isso, recomenda-se não se aproximar do vulcão ou seus arredores, não sendo considerada nenhuma retirada de pessoas da ilha até o momento.

A agência também alertou para a possibilidade de grandes rochas serem ejetadas da cratera num raio de 2 km, podendo chegar à cidade vizinha de Toshima.

Segundo a JMA, a cratera do Monte Otake registrou várias explosões nesta quinta-feira. Após a erupção de hoje, o governo central em Tóquio criou um escritório de ligação para coletar informações e monitorar a atividade vulcânica.

Suwanose tem uma população de menos de 100 habitantes e faz parte do arquipélago das Ilhas Tokara, na prefeitura de Kagoshima, conhecida por sua frequente atividade sísmica. O Monte Otake, de 799 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos do Japão e tem estado regularmente ativo desde 1957. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia