16/09/2021 às 22h44min - Atualizada em 16/09/2021 às 22h44min

Mercado da investigação: Conheça seus casos e profissionais

Conheça as diferentes áreas que um investigador atua

AB NOTICIAS NEWS
Redação
Divulgação
Detetive particular é um termo bem conhecido por todo o mundo. Porém, o que é desconhecido pelas pessoas são suas verdadeiras atuações.
Se você pensa que esse profissional investiga somente traições, está devidamente enganado. Nesse artigo fique por dentro das principais ocupações que um verdadeiro investigado se faz presente.

Detetives particulares

Os detetives particulares são pessoas contratadas para acumular provas e encontrar os verdadeiros autores de crimes difíceis de solucionar. Eles são constantemente requisitados para resolver problemas pessoais e empresariais.
É estranho pensar que os detetives particulares existam além dos filmes. Porém, essa é uma ocupação vem crescendo cada vez mais desde 2017, após o presidente sancionar a lei do detetive (Nº 13.432).
Segundo o Meu Caro Watson, a nova lei fez aumentar o número de instituições interessadas nos serviços de detetives. Principalmente das empresas que antes ficavam em cima do muro por conta da legalidade das atividades efetuadas.

Quais as áreas de atuação de um detetive particular?

Um detetive particular atende 2 tipos de clientes, as pessoas físicas e as pessoas jurídicas. Em cada uma dessas vertentes existem diferentes áreas de atuação, confira as principais delas.

Pessoas físicas

  • Investigação conjugal: Essa investigação é feita para descobrir traições dentro de um relacionamento;
  • Investigação de adolescentes: Após apresentar comportamentos estranhos, alguns pais recorrem a um detetive para descobrir o que está acontecendo com seu filho;
  • Investigação de babás: Esse trabalho é iniciado quando um responsável suspeita do caráter da pessoa que cuida do seu filho ou até mesmo dos seus pais;
  • Investigação de pessoas desaparecidas: Aqui o detetive particular é acionado para encontrar um conhecido desaparecido;
  • Investigação de pensão alimentícia: Visa encontrar os responsáveis pelo pagamento da pensão alimentícia.

Pessoas jurídicas

  • Investigação de funcionários: Área procurada por empresários que suspeitam de roubos, desvio de carga, vazamento de informações ou atitudes duvidosas dentro de sua empresa;
  • Investigação de serviços prestados: Nesse tipo de investigação os detetives agem como um “cliente oculto”.  Eles testam os serviços prestados pela empresa para saber se os funcionários estão trabalhando da maneira correta;
  • Investigação de ex-funcionários: Se algum funcionário processar a empresa por problemas adquiridos enquanto estavam trabalhando, é acionado um detetive para averiguar a veracidade da situação;
  • Investigação cibernética: Em caso de infiltrações de hackers nos servidores da empresa, um detetive cibernético é crucial para desvendar a origem do ataque.

Profissões que atuam no mercado de investigação

Pesquisas mercadológicas

Para efetuar uma boa pesquisa mercadológica é necessário ficar atento às reações dos consumidores e a eficácia dos produtos/serviços fornecidos pelas empresas. Em algumas situações, o pesquisador pode se disfarçar para realizar suas investigações sem suspeitas.

Engenharia

O perito que trabalha na engenharia civil fica responsável por desvendar as possíveis irregularidades que causaram explosões, desmoronamentos ou sabotagens em uma construção.
Os responsáveis por cuidar da engenharia química ou industrial trabalham dentro de laboratórios. Eles realizam análises das substâncias e apontam possíveis irregularidades para a saúde humana.

Medicina e Odontologia Forense

Nessa área, o investigador Forense deve encontrar pistas deixadas em cenas de crimes de agressão ou estupros. O mesmo profissional fica responsável por realizar o corpo de delito nas vítimas e analisar como ocorreu a violência.

Contabilidade

Na área empresarial, é responsabilidade do investigador encontrar fraudes na contabilidade das empresas. Sonegação, desvio de dinheiro público e privilégio político são as principais ocorrências prestadas.

Informática

O perito cibernético fica responsável por analisar crimes digitais. Entram nessa lista ataques de hackers, clonagem de cartões de crédito e até mesmo exploração sexual na internet.
Você ainda tem dúvidas sobre a efetividade dos detetives particulares? Clique aqui e acompanhe mais artigos sobre o mundo das investigações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia