14/09/2021 às 21h11min - Atualizada em 14/09/2021 às 21h11min

Milhares de crianças necessitam ajuda urgente no Haiti um mês após terremoto

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
EFE
Um mês após um terremoto de 7,2 graus na escala Richter ter atingido o sudeste do Haiti, cerca de 650 mil pessoas, incluindo 260 mil crianças, necessitam assistência humanitária urgente, especialmente em termos de saúde e nutrição, informou o Unicef nesta terça-feira.

"As vidas das crianças e dos adolescentes que foram poupadas pelo terremoto estão agora ameaçadas por doenças evitáveis só porque não há acesso a água potável e a serviços básicos de saúde", explicou Jean Gough, diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe.


O tremor de 14 de agosto no Haiti matou mais de 2.200 pessoas, feriu pelo menos 12.200 e destruiu cerca de 130 mil casas, de acordo com a agência da ONU.

O alto funcionário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) explicou que um mês após o terremoto "os serviços de saúde continuam em grande parte interrompidos no sudoeste do Haiti", onde cerca de 82 instalações de saúde foram danificadas ou destruídas.

A limitação dos cuidados de saúde apresenta elevados riscos de saúde, como infecção de feridas e risco de tétano, enquanto a falta de serviços de saúde de rotina aumentou o risco de mortes maternas e neonatais.

A capacidade das autoridades sanitárias para prevenir, identificar e tratar a desnutrição também foi enfraquecida pelo terremoto.

"Manter o acesso à assistência para salvar vidas e retomar os serviços de saúde materna e infantil é uma prioridade crítica para a resposta do Unicef, incluindo o tratamento de crianças e adolescentes gravemente subnutridos", disse a agência da ONU.

O Unicef "equipou 24 clínicas móveis com equipamento médico e medicamentos essenciais que serão enviados a comunidades remotas nos três departamentos mais afetados pelo terremoto para prestar cuidados básicos".

Além disso, oito clínicas móveis foram habilitadas para fornecer serviços integrados de saúde e nutrição para apoiar a identificação e tratamento da desnutrição aguda, com o apoio do Unicef.

"O Unicef está criando mais clínicas móveis para manter crianças e adolescentes saudáveis. Com milhares de famílias, crianças e adolescentes precisando de cuidados médicos urgentes, não podemos esperar que as instalações de saúde sejam reconstruídas", disse o Gough.

A ONU também apoiará a reconstrução e reparação de 30 hospitais e centros de saúde primária danificados, além da capacitação de 3.000 profissionais de saúde e trabalhadores da saúde comunitários na prevenção e controle de infecções, incluindo a continuação da prevenção da covid-19 e o fornecimento de equipamentos de proteção individual.

"O Unicef solicita US$ 73,3 milhões para responder às necessidades humanitárias devido ao terremoto, com foco na prestação de apoio urgente nas áreas da saúde, educação, água e saneamento, nutrição e proteção infantil, incluindo a violência baseada no gênero, durante os próximos seis meses. Até agora, foram recebidos menos de 11%", comunicou a agência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia