13/09/2021 às 18h59min - Atualizada em 13/09/2021 às 18h59min

Região de Madri anuncia fim de restrições a restaurantes, cinemas e teatros

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Manu Fernandez/AP
A comunidade autônoma de Madri vai eliminar as restrições aos setores de hospitalidade e lazer a partir do próximo dia 20, tornando-se a primeira região da Espanha a retomar a liberdade de horários de funcionamento que estava suspensa durante a pandemia de covid-19.

A presidente do governo regional, a conservadora Isabel Díaz Ayuso, anunciou nesta segunda-feira que bares, restaurantes e a vida noturna em geral terão "liberdade de horários", assim como não haverá mais restrições de capacidade em salas de cinema e teatros.


Além disso, o número máximo de pessoas em mesas disponibilizadas em áreas abertas de estabelecimentos de alimentação passará de oito para dez.

Díaz Ayuso fez este anúncio na cidade italiana de Milão, onde recebeu o prêmio Chama da Liberdade, concedido pelo Instituto Bruno Leoni, por sua gestão da crise da pandemia.

"Nossa intenção é continuar avançando com novas medidas para relaxar as restrições se a situação continuar melhorando", disse ela, em resposta ao que considera "regras absurdas" devido ao "medo" de alguns políticos, referindo-se ao fechamento total da indústria de hospitalidade e lazer decretado em algumas regiões espanholas em outros momentos durante a pandemia.

A presidente desta região onde fica a capital espanhola e que tem quase 7 milhões de habitantes manteve durante a pandemia uma política de restrições menos severas do que em outras partes do país.

Esta política por parte de Díaz Ayuso, do conservador Partido Popular, gerou controvérsia com o governo espanhol, de esquerda.

A incidência da covid-19 na Espanha está em tendência decrescente e em um nível considerado no país de risco médio de contágios, com 116 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, embora Madri esteja um pouco acima desse patamar, com 131 casos.

A Espanha teve 4.915.265 casos de covid-19 e 85.393 mortes pela doença desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia