13/09/2021 às 18h59min - Atualizada em 13/09/2021 às 18h59min

Mais de 70 estudantes sequestrados no noroeste da Nigéria são libertados

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Divulgação
Um total de 75 alunos sequestrados no último dia 1º em uma escola secundária na Nigéria foram libertados, informou nesta segunda-feira a emissora estatal nigeriana "NTA".

Bandidos armados invadiram a Escola Secundária do Dia do Governo, em Koya, no estado de Zamfara, no noroeste do país, na noite de 1º de setembro.


A "NTA" estimou o número de alunos libertados em 75, dos quais publicou imagens em sua página do Facebook, embora a polícia estatal tenha anunciado na época o rapto de 73 alunos, dos quais cinco meninas foram resgatadas por forças de segurança no dia seguinte.

A emissora estatal não especificou se os estudantes foram libertados após o pagamento de um resgate ou através da intervenção das forças de segurança.

Os estudantes foram recebidos ontem pelo governador de Zamfara, Bello Matawalle, segundo as imagens divulgadas pela "NTA".

A Agência Efe não conseguiu entrar em contato com a polícia ou autoridades locais para obter reações porque o governo bloqueou o acesso às comunicações com o estado para permitir operações militares contra os bandidos.

Após o ataque, Matawalle ordenou o fechamento "com efeito imediato" de todas as escolas de ensino fundamental e médio do estado.

O sequestro ocorreu depois que 18 estudantes e funcionários da Escola de Agricultura e Zootecnia da cidade de Bakura, também no estado de Zamfara, foram raptados no dia 15 de agosto por homens armados e resgatados no final daquele mês.

Também em fevereiro deste ano, no mesmo estado, 279 alunas foram sequestradas de uma escola secundária feminina na cidade de Jangebe e libertadas no dia 2 de março.

Além disso, somente no mês de agosto em Zamfara pelo menos 50 pessoas foram sequestradas no dia 22 e cerca de 60 pessoas no dia 20.

Entre os dias 27 e 28 de agosto, foi anunciada a libertação de 140 estudantes e funcionários que tinham sido raptados em três sequestros ocorridos em centros educacionais nos estados de Zamfara, Kaduna (noroeste) e Níger (centro-norte).

A onda de sequestros em massa vem ocorrendo nos últimos meses no centro-norte e noroeste da Nigéria por grupos de homens armados (identificados no país como "bandidos") que também estão envolvidos no roubo de gado e têm como objetivo obter resgates lucrativos.

O alvo mais comum de invasores são as escolas. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos 950 estudantes foram sequestrados entre dezembro e o início de julho em incidentes deste tipo.

No dia 12 de junho, o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu pôr fim a esses acontecimentos e expressou suas "condolências" às famílias das vítimas da violência cometida por bandidos no noroeste e centro do país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia