09/09/2021 às 16h48min - Atualizada em 09/09/2021 às 16h48min

Ford encerra produção na Índia e fecha fábricas no país

Marca acumulou US$ 2 bilhões de perdas operacionais no mercado em questão

AB NOTICIAS NEWS
AUTOO
Divulgação

Seguindo a mesma decisão adotada para o mercado brasileiro, a Ford anunciou nesta quinta-feira (9) que não vai produzir mais automóveis na Índia

De acordo com comunicado da fabricante emitido hoje, a produção para o mercado indiano cessará imediatamente. As fábricas de Sanand e Chennai, por sua vez, que produzem veículos para exportação, deixam de operar no último trimestre deste ano e no segundo trimestre de 2022, respectivamente. 

Assim como no Brasil, a Ford seguirá atuando como uma importadora na Índia. 

Alguns fatores foram cruciais para a decisão da montadora. Por mais que o mercado indiano seja um dos maiores do mundo, a empresa nunca conseguiu se destacar. Presente na Índia há 27 anos, a Ford não tem nem 2% de participação de mercado.

Além disso, a marca sequer conseguiu firmar parceria com a indiana Mahindra, o que fez a Ford desistir de alguns novos projetos para o país.

Um deles poderia ser um novo EcoSport com motor 1.2 turbo e que utilizaria a plataforma da empresa da Índia. Um outro SUV médio também era especulado, mas os projetos foram descartados com o fim da parceria. 

Motivos

O acordo de união entre as montadoras também previa que a empresa indiana assumisse a operação da Ford em algum momento.

Com o encerramento das negociações, a empresa americana precisou retomar os investimentos locais, o que pode ter agravado ainda mais a situação financeira da marca. 

Segundo o presidente e CEO global da Ford, Jim Farley, a empresa acumula perdas operacionais da ordem de US$ 2 bilhões no mercado indiano ao longo dos últimos 10 anos. 

Outro ponto fundamental para a decisão da Ford é que o mercado indiano é praticamente dominado por carros de baixo custo da Suzuki e Hyundai.

Porém, embora encerre a produção local, a empresa seguirá prestando assistência aos concessionários para que os clientes possam ser atendidos.

Vale lembrar que a Ford não está sozinha nesta decisão. Recentemente, a General Motors e a Harley-Davidson optaram pelo encerramento da produção local no mercado indiano, já que os resultados das vendas não eram suficientes.

Impactos nos EUA e Argentina

O Ford EcoSport já não existe mais no Brasil desde janeiro, quando a marca optou por fechar todas as suas plantas brasileiras. Mas ele seguia disponível no mercado dos Estados Unidos. Ocorre que a versão vendida em terras americanas é a fabricada na Índia. 

Como o modelo não foi tão bem recebido pelos consumidores dos EUA, o encerramento de produção da Ford na Índia pode resultar no fim do EcoSport nos Estados Unidos. Provavelmente o mesmo deve ocorrer na Argentina, que também recebe o SUV do país asiático. 

Em seu comunicado desta quinta-feira, a Ford anuncia que vai atender todos os pedidos de automóveis para exportação antes do fechamento total de suas fábricas na Índia. 

Ford EcoSport indiano é comercializado na Argentina

Ford EcoSport indiano é comercializado na Argentina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia