08/09/2021 às 15h48min - Atualizada em 08/09/2021 às 15h48min

Abratel repudia agressões sofridas por jornalistas em Brasília

Entidade emitiu nota após grupo hostilizar e intimidar a imprensa, incluindo uma equipe da Record TV, na Esplanada dos Ministérios

AB NOTICIAS NEWS
R7
Reprodução

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) emitiu, nesta quarta-feira (8), nota de repúdio às agressões sofridas esta manhã pela imprensa, incluindo a equipe da Record TV, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A Abratel afirmou que considera esse tipo de ato "inadmissível" e que "se posiciona e sempre se posicionará a favor das liberdades de imprensa e de expressão".

O grupo é formado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e está na Esplanada desde o começo da semana. Os manifestantes participaram dos atos de 7 de setembro nesta terça-feira (7). Nesta manhã, eles teriam tentado invadir o Ministério da Saúde, mas foram impedidos de entrar pelos seguranças. Foi neste momento que o grupo hostilizou e intimidou jornalistas, que estavam no local a trabalho. A equipe da Record TV foi encurralada e sofreu ameaças.

Segundo a Abratel, a manifestação popular é um direito do cidadão, no entanto, "nada justifica os atos de intimidação contra jornalistas e cinegrafistas que estão no exercício da profissão".

Veja, a seguir, a íntegra da nota da Abratel:

Um grupo de manifestantes tentou invadir o Ministério da Saúde e, durante o ato, hostilizou e intimidou jornalistas que acompanhavam a manifestação em frente ao edifício. As equipes de imprensa sofreram ameaças e foram encurraladas pelo grupo.

A Abratel considera este tipo de ato inadmissível e se posiciona e sempre se posicionará a favor das liberdades de imprensa e de expressão. A manifestação popular é um direito do cidadão, no entanto, nada justifica os atos de intimidação contra jornalistas e cinegrafistas que estão no
exercício da profissão.

A Abratel espera que situações como essa não se repitam e que as emissoras de televisão possam continuar a sua essencial missão de levar informação imparcial e de qualidade à sociedade. 

Associação Brasileira de Rádio e Televisão
Abratel


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia