31/08/2021 às 14h00min - Atualizada em 31/08/2021 às 21h50min

Inadimplência no varejo recua 6,1% em julho

Índice Meu Crediário revela que 8,78% das parcelas do crediário - o ‘buy now pay later’ - estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,35% em junho

SALA DA NOTÍCIA Marcela Borges

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um recuo de 6,1% em julho em relação ao mês de junho. O levantamento revela que 8,78% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,35% em junho. Na comparação com julho de 2020, a redução foi de 3,49%, uma vez que o índice ficou em 9,1%. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país. 

Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de julho de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em abril e que estão atrasadas em até 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito. 

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, essa redução é comum nessa época do ano, porém os resultados já estão mais próximos da realidade vivida antes da pandemia. “O início do ano normalmente possui uma inadimplência mais alta, que vai se normalizando nos meses subsequentes. Porém, neste ano  observamos que o índice já está menor em relação ao anterior, e mais próximo ao indicador de 2019, que ficou em torno de 8,5%”, explica.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

Sobre o Meu Crediário
Fintech lançada em 2016, o Meu Crediário é proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil. A empresa oferece uma solução completa para a concessão de crédito, do carnê ao digital, em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, moda, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, o Meu Crediário dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. A fintech atende atualmente 800 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades e todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo brasileiro. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »