31/08/2021 às 14h03min - Atualizada em 31/08/2021 às 14h03min

Avaliação rápida: Hyundai Creta Ultimate 2022

Aceleramos a nova versão topo de linha do SUV compacto

AB NOTICIAS NEWS
AUTOO
Divulgação

Como você já conferiu em outros conteúdos aqui no AUTOO, é fato que uma das boas novidades na gama Hyundai Creta 2022 reside na introdução do motor 1.0 turbo com injeção direta em grande parte das versões do SUV. 

Entretanto, como é comum nos lançamentos, vale a pena avaliarmos logo de cara a opção mais completa do modelo que está chegando ao mercado, podendo conhecer, dessa forma, tudo o que ele tem a oferecer. 

No caso da nova geração do Creta, sua configuração topo de linha atende pelo nome Ultimate e fez sua estreia com preço sugerido de R$ 146.990. 

É curioso que, enquanto as versões de entrada e intermediárias do novo Creta 2022 contam com um propulsor alinhado com a concorrência e os preceitos do downsizing, é exatamente a opção mais refinada do SUV que fica devendo um motor sofisticado sob o capô. 

O propulsor 2.0 Smartstream presente no Creta Ultimate 2022 é uma evolução do motor de mesmo deslocamento aplicado até a geração anterior do Hyundai, com melhorias que o tornaram 8% mais eficiente. 

Podendo alcançar até 167 cv e 20,6 kgfm de torque quando opera com etanol, o 2.0 16V acelera o Creta Ultimate de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, tempo suficiente para conferir ao SUV respostas agradáveis ao volante, mas sem pretensões esportivas. 

Em termos de consumo, as parciais do Creta Ultimate, de acordo com o padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, ficam em 10,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina. 

Logo de cara, fica a dica: se o seu foco na escolha de um SUV passa obrigatoriamente pelo nível de desempenho, talvez seja mais interessante você colocar em primeiro lugar na sua pesquisa modelos como o VW T-Cross Highline. 

Com o 1.4 turbo (150 cv/25,5 kgfm) sob o capô, o VW acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consegue entregar médias de até 11 km/l em ciclo urbano e 13,2 em percurso rodoviário, ambas com gasolina, portanto superando o Creta Ultimate no quesito técnico. 

Conjunto mecânico

Fica claro como teria sido bem mais interessante se a Hyundai tivesse selecionado para o Creta Ultimate um propulsor ao menos sobrealimentado e com injeção direta, algo que não seria difícil em meio às excelentes opções que a fabricante possui no exterior. 

Por mais que a importação de um componente vital em qualquer automóvel, como é o caso do motor, tenha impacto significativo no preço, convenhamos que o valor do Hyundai já está bem acima dos seus concorrentes diretos. 

Um conjunto mecânico com potência e torque de sobra seria algo fundamental para reforçar uma qualidade do Creta que nos pareceu ainda melhor na nova geração: o excelente refinamento dinâmico. 

Sem trazer novidades no layout para os eixos dianteiro (McPherson) e traseiro (eixo de torção), o time de engenharia da Hyundai realizou um impecável trabalho de calibração e ajuste do novo Creta às condições de nosso piso. O SUV segue com um rodar estável e equilibrado, sem descuidar das respostas neutras ao volante e do alto nível de conforto. 

Menções positivas também para o silêncio a bordo e o fato do Creta nacional em sua segunda geração receber agora freios a disco nas quatro rodas, um importante aliado para reforçar a eficiência de frenagem. 

Com ganhos em todas as dimensões, incluindo o entre-eixos, o novo Creta preserva a boa cabine já encontrada no modelo anterior, transportando até 5 passageiros com tranquilidade. 

O porta-malas registrou uma discreta redução na capacidade, passando de 431 litros para 422 litros, entretanto o compartimento segue um dos maiores entre os SUVs compactos, outro atributo que sempre impulsionou as vendas do Hyundai. 

Interior é um ponto forte

Quem achava o interior do Creta um tanto quanto convencional e sem muito brilho, a Hyundai trouxe para a cabine do SUV o mesmo tempero mais arrojado com o qual renovou o design externo do modelo. 

Temos, em especial no Creta Ultimate, um jogo de cores, texturas e materiais que agora enche mais os olhos e é condizente com o desejo dos consumidores de SUVs por um acabamento envolvente. 

O teto solar panorâmico também é outro atributo de destaque no novo Creta topo de linha, com a peça avançando por uma boa área na parte superior do SUV e garantindo luminosidade extra também aos passageiros na segunda fileira de assentos. 

O volante do SUV também é notadamente mais arrojado e com excelente empunhadura, acrescentando aletas para trocas de marchas. 

Para agradar tanto quem gosta da experiência imersiva de um painel de instrumentos digital, bem como aqueles que não abrem mão da precisão de indicadores convencionais, a Hyundai mesclou um amplo display de 7” com alguns marcadores análogicos, para o nível de combustível, por exemplo, no cluster logo a frente do motorista. 

A combinação é muito boa e a tela também exibe as imagens das câmeras de monitoramento de pontos cegos presentes nos retrovisores externos. 

A tecnologia integra o sistema de câmeras 360º presente no Creta Ultimate. A partir da nova geração do SUV, o Hyundai também deu um salto desejável no quesito eletrônica embarcada. 

Por meio do Hyundai SmartSense, o Creta Ultimate oferece controle de velocidade adaptativo, farol alto com comutação automática, assistente de permanência em faixa, entre outros itens. O SUV também foi beneficiado com a inclusão do serviço de telemática Bluelink, que estrou no Brasil na gama HB20. 

Conclusão

Uma marca e um produto altamente consolidados no mercado brasileiro, é fato que, somando essa reputação com as melhorias recebidas na nova geração, o Hyundai Creta seguirá em sua trajetória de alta representatividade no segmento de SUVs compactos. 

É uma pena, entretanto, que a Hyundai não optou por abrilhantar ainda mais o novo Creta topo de linha conferindo a ele um conjunto mecânico de ponta, algo que, se a fabricante assim o desejar, poderá resolver no longo prazo. 

Apesar de alguns concorrentes apresentarem custo-benefício ou nível de performance superiores, o novo Creta Ultimate 2022 está plenamente capaz de encará-los de igual para igual.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia