31/08/2021 às 09h59min - Atualizada em 31/08/2021 às 12h50min

Quais brinquedos são apropriados para crianças entre 0 a 3 anos?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Dê a uma criança um brinquedo novo - sejam brinquedos educativos ou tecnológicos - e provavelmente você terá uma criança feliz. Mas quais serão os brinquedos mais apropriados para os pequenos entre 0 e 3 anos? 

 

Os brinquedos são mais do que apenas brinquedos e, embora devam ser divertidos, também devem ser adequados à idade, estimulantes e seguros.

 

Brincar é muito importante para o desenvolvimento social, mental, físico e emocional das crianças e os brinquedos devem ser vistos como ferramentas de aprendizagem de desenvolvimento.

 

Ao escolher opções para bebês adequados à idade ou brinquedos infantis para uma criança pequena, é importante que você tenha algumas questões em mente. 

 

Se você quer compreender o que deve se preocupar ao escolher um brinquedo para crianças e quais são as opções mais indicadas para 0 a 3 anos, continue a leitura! 

 

Dicas para escolher brinquedos para crianças

Antes de conferir a nossa lista com algumas indicações de brinquedos para crianças entre 0 e 3 anos, é importante que você saiba o que deve ter atenção ao fazer a sua escolha.

 

Mantenha-os simples

Brinquedos que fazem muito não permitem que uma criança use sua própria imaginação. 

 

Bonecos e bichinhos de pelúcia que falam, cantam ou orientam as crianças a apertar certos botões, essencialmente, assumem o controle da situação do jogo, quando a criança deveria ser a responsável pela ação. 

 

Quando um brinquedo é muito específico, ele é limitante e nega à criança a capacidade de usar a imaginação.

 

Os melhores brinquedos são geralmente os mais simples - como blocos - porque permitem que as crianças sejam criativas e espontâneas.

Estabeleça limites para brinquedos eletrônicos e videogames

Vivemos na era do digital, e qualquer pai que pensa que pode manter seu filho - mesmo uma criança pequena - longe de computadores e coisas do gênero para sempre está mentindo a si mesmo. 

 

Mas para crianças pequenas, especialmente, é crucial estabelecer limites. Brinquedos eletrônicos - principalmente jogos eletrônicos - representam vários perigos possíveis para a saúde e o desenvolvimento das crianças, incluindo:

 
  • Perda de audição (por causa de brinquedos barulhentos);
  • Ganho de peso (por ficar inativo enquanto brinca);
  • Atrasos no desenvolvimento e na linguagem. 
 

Os brinquedos que não exigem que a criança faça nada além de assistir promovem um estilo de aprendizagem passivo, que pode interferir no aprendizado de pensar de forma independente.

 

A eletrônica também pode afetar a capacidade de atenção de uma criança. Brinquedos que têm luzes piscando e mudanças e movimentos constantes não exigem que a criança preste atenção em nada por muito tempo. 

 

As crianças que usam esses brinquedos com frequência podem ter dificuldade para se concentrar em algo como um livro ou brinquedo imóvel. 

 

Dicas de brinquedos para crianças entre 0 e 3 anos

Agora que você já sabe algumas questões que devem ter atenção, confira a nossa lista com dicas de brinquedos para crianças entre 0 e 3 anos. 

 

De 0 a 6 meses: os bebês são fascinados por movimentos, sons e imagens simples em preto e branco. 

 

Eles estão descobrindo seus próprios corpos, trabalhando na coordenação de olhos e mãos,  alcançando e agarrando. 

 

Os brinquedos apropriados para a idade dos bebês incluem: chocalhos e qualquer coisa que eles possam começar a agarrar, passar, puxar, chutar, apertar ou sacudir.

 

6-8 meses: os bebês mais velhos podem segurar pequenos brinquedos. Eles estão aprendendo sobre causa e efeito e repetirão as atividades indefinidamente para dominá-las. Eles também gostam de transferir brinquedos de 

mão em mão, para dentro e para fora de "caixas". 

 

Muitos dos mesmos brinquedos para bebês serão usados ​​de novas maneiras por bebês mais velhos.

 

8-18 meses: esta é a idade em que os bebês começam a prever os resultados, decidir sobre uma meta e deliberadamente tomar alguma atitude para que isso aconteça. Eles também começam a experimentar tamanho, forma e espaço. 

 

Os brinquedos apropriados para a idade incluem brinquedos de empurrar / puxar, blocos e brinquedos simples para desmontar.

 

18-24 meses: os bebês começam a gostar de brincar de "faz de conta". Este é o momento de apresentar bonecas, conjuntos de cozinha e carrinhos de brinquedo, caminhões e ônibus escolares.

 

2-3 anos: as crianças aprendem muito sobre socialização durante os anos pré-escolares e continuam a fazer muitas brincadeiras de faz-de-conta. 

 

Conjuntos de fazenda e casa em miniatura permitem que eles exercitem sua imaginação, enquanto grandes lápis de cor e pinturas a dedo ajudam a desenvolver a criatividade. 

 

As crianças também obtêm grandes ganhos em habilidades motoras ao longo deste período, portanto, quebra-cabeças, Lego, blocos e outros brinquedos de construção são adequados para a idade. 

 

O barulho é sempre uma tentação, então as crianças pequenas adoram tambores e brinquedos de martelo e pino nessa faixa etária.

 

Conclusão

Existem diversas opções de brinquedos disponíveis no mercado e a missão de escolher qual opção dar para uma criança, principalmente se ela tiver entre 0 e 3 anos, pode ser um grande desafio. 

 

Sempre opte por escolher brinquedos que sejam educativos e que ajudem a estimular a concentração e coordenação motora da criança. 

 

Além disso, tenha muita atenção a faixa etária indicativa que deve estar sinalizada na descrição ou no próprio brinquedo.

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a escolher a melhor opção de brinquedo! 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »