30/08/2021 às 18h00min - Atualizada em 30/08/2021 às 18h00min

Volkswagen vai acabar com o câmbio manual em seus carros

Montadora já se prepara para só ter modelos automáticos nos próximos anos, antes mesmo da eletrificação completa de seus veículos

AB NOTICIAS NEWS
AUTOO
Divulgação

Um carro manual da Volkswagen será coisa do passado em breve. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a montadora terá, em poucos anos, apenas carros automáticos.

Segundo o site da publicação, a terceira geração do VW Tiguan será uma das primeiras a seguir a nova estratégia. O lançamento do SUV renovado está previsto para 2023.

Além do Tiguan, o Passat será o outro carro da Volkswagen sem transmissão manual no continente europeu. A nova geração do sedã de luxo vai estrear no mesmo ano que o SUV e só terá opções automáticas. 

A decisão da marca está diretamente relacionada com os planos de eletrificação da linha, já que até meados de 2030 toda a gama da empresa será movida a eletricidade no continente europeu.

Como eles não precisam de uma transmissão, utilizando apenas uma caixa redutora, não faria sentido seguir investindo em caixas manuais. 

Por mais que a decisão da companhia comece na Europa, a tendência é que ela impacte os mercados dos Estados Unidos, onde há uma grande preferência por carros automáticos, bem como a China. 

Vale lembrar que a Volkswagen não está sozinha nesta decisão. Também alemã, a Mercedes-Benz já havia anunciado há alguns anos que abandonaria as transmissões manuais. 

E no Brasil?

Por enquanto não há qualquer informação se a decisão será implementada no Brasil.

Vale lembrar que a subsidiária local da VW já tem em seu portfólio alguns carros que são comercializados apenas com transmissão automática, como é o caso do Nivus, T-Cross, Taos e a picape Amarok. 

No entanto, os carros mais baratos da marca ainda contam com versões manuais de entrada, é o caso de Gol, Voyage, Fox, Polo e Virtus. 

Câmbio manual deverá seguir por um bom tempo apenas em modelos de entrada, como é o caso do Gol

Câmbio manual deverá seguir por um bom tempo apenas em modelos de entrada, como é o caso do Gol


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia