30/08/2021 às 17h57min - Atualizada em 30/08/2021 às 17h57min

Sucessor do Chevrolet Camaro: o que podemos esperar?

Esportivo deverá seguir em linha até 2025, quando teremos uma migração radical da proposta do modelo

AB NOTICIAS NEWS
AUTOO
Reprodução

Na história recente do mercado brasileiro, coube ao Chevrolet Camaro resgatar a fama dos muscle cars norte-americanos, tornando-se, logo de cara, um modelo desejado por aqui e servindo até como tema de música.

É fato que o grande apelo de automóveis como o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang reside não só nas belas formas de um cupê, mas, em especial, no alto nível de desempenho proporcionado por seus motores V8.

Em um horizonte em que a eletrificação ganha cada vez mais prevalência, é claro que imediatamente surge a dúvida: o que ocorrerá com produtos como o Camaro? Será que um modelo com as suas características terá espaço nesse futuro?

Ao longo dos últimos meses, sites e agências de notícias especializadas no setor automotivo, como é o caso do GM Authority e o Automotive News, conseguiram reunir um interessante volume de informações que nos permitem ter um bom vislumbre para o Camaro nos próximos anos.

Como a GM já deixou claro, a partir de 2035 todos os lançamentos de suas diferentes marcas vão contemplar apenas veículos elétricos e, de 2040 em diante, todo o portfólio do conglomerado será composto de veículos com propulsão limpa, fica claro que o futuro do Camaro seguirá por essa trilha. 

Dois em um

Segundo os veículos de imprensa dos EUA, é provável que, entre algumas atualizações pontuais e facelifts, a presente geração do Camaro deverá seguir em linha até o ano/modelo 2026.

A partir do ano em questão, a GM deverá adotar uma saída peculiar dentro da gama Chevrolet.

Para preservar quem é fã da proposta do Camaro e também não deixar sem uma alternativa na gama Chevrolet para quem gosta de sedãs, como é o caso do Malibu, e não se encontra muito cativado por SUVs, a GM prepara uma solução “dois em um”.

Trata-se de criar um cupê 4 portas com propulsão totalmente limpa que preserve elementos do Camaro, porém também seja capaz de oferecer conforto para dois adultos no banco traseiro.

Esse futuro “Camaro sedã” seria construído sobre a nova plataforma BEV3, contando com o pacote de baterias Ultium, o mais sofisticado da GM atualmente.

Considerando que a GM preparou a releitura da gama Hummer com mais de 1.000 cv, é fato que a propulsão elétrica está longe de ser um empecilho para que o sucessor do Camaro siga oferecendo alto desempenho, mesmo abandonando os motores a combustão atuais.

Extremamente versátil e em linha com as necessidades de atender um enorme portfólio de produtos, a plataforma BEV3 oferece soluções para que o conjunto de baterias fique posicionado de uma maneira extremamente baixa na estrutura do modelo, permitindo que o time de design consiga trabalhar em uma carroceria com teto baixo e de perfil notadamente esportivo, o que é esperado em um sucessor do Camaro.

Resta saber, contudo, se a novidade vai cair no gosto do público. O que você acha da ideia?

Projeção de Kleber Silva para a evolução do Chevrolet Camaro

Projeção de Kleber Silva para a evolução do Chevrolet Camaro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia