28/08/2021 às 11h58min - Atualizada em 28/08/2021 às 11h58min

Brasil Indústria: tecnologia, qualidade de vida e inovação são destaques da semana

Nesta semana, as Federações das Indústrias investiram no setor educacional, promovendo lives, cursos e programas culturais. Além disso, o panorama industrial apontou crescimento em alguns estados pelo país

AB NOTICIAS NEWS
CNI
Divulgação

Nesta semana, a indústria investiu em em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. Por isso, o Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capcitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Inovação, educação e tecnologia a combinação perfeita para o desevolvimento

O SENAI-TO traz cinco opções de cursos: Excel Avançado, Photoshop, Operador de Computador, Autocad e Corel Draw. As informações para matrículas ficam disponíveis no atendimento via whatsapp (63) 9 8415-5239. Os cursos têm duração de 32 a 160 horas com início das aulas entre setembro e outubro. Outras informações, no site da FIETO. 

No Amapá, o SENAI-AP lança uma nova programação de cursos, com ofertas presenciais, semipresenciais e a distância. São opções de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, além de habilitação técnica. Mais informações sobre os valores dos cursos podem ser obtidas pelos números (96) 3084-8923/8930 ou 98406-1825.

Além disso, o SENAI começou, nesta semana, um ciclo de cursos ofertados pelo SENAI Amapá a empreendedores, acadêmicos e empresários. As capacitações fazem parte do Projeto Inovatech, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). O primeiro curso da programação é Prototipagem Rápida e Impressora 3D e as aulas já estão acontecendo. Todos os encontros serão no espaço Okatech (da Setec).  Outros detalhes, estão na matéria do SENAI-AP

 
Até agora, nomes como João Luís, assessor de investimentos; Ricardo Essinger, presidente da FIEPE; e Anísio Coelho, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) passaram pelo episódio.

Em Pernambuco, em mais uma ação para estreitar os jovens do mundo empresarial industrial, o Comitê de Jovens da FIEPE lançou o podcast Papo de Negócio. Encabeçada pelo coordenador, Rubem Martins, e pelo vice coordenador do grupo, Rodrigo Veloso, a ideia do projeto é abordar e discutir temáticas que agreguem e busquem soluções para os negócios industriais de Pernambuco e do Brasil. Ficou curioso para escutar? Está disponível no Spotify. Mais detalhes do programa, estão na página da FIEPE.

No Goiás, a Gerência Sindical (Gesin) da FIEG promoveu terça-feira (24/08) o webinar Empreendedorismo: Sucessão Empresarial, com participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis e Artefatos de Madeira no Estado de Goiás (Sindmóveis). Mais informações, neste link! 

No Mato Grosso do Sul, a Faculdade SENAI da Construção oferece a consultoria em PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). O programa é um instrumento do governo federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996).


“Para oferecer habitações de qualidade, sustentáveis e duráveis, o governo criou um sistema de avaliação das empresas criando o SIAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), um sistema de certificação de gestão da qualidade voltado exclusivamente para construtoras e é pré-requisito para aquelas que querem construir unidades habitacionais com financiamento bancário", explica a consultora da Faculdade SENAI da Construção, Ana Carolina Budamt da Silva.

 
O objetivo do PBQP-H é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

No Mato Grosso, o projeto Mulher na Confecção beneficiou cerca de 200 empreendedoras na área de confecção e vestuário, ao longo de 2021. A iniciativa, resultado da parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Faculdade de Tecnologia Senai em Mato Grosso (Fatec SENAI MT), proporcionou qualificação e capacitação em gestão empresarial, mentoria e captação de crédito para negócio. Mais detalhes, no site da FIEMT

Pesquisas e panorama industrial

No Tocantins,  o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou uma pequena variação de 0,2 ponto, (passou de 64,6 para 64,8 pontos) seguindo praticamente estável. Índice acima da linha divisória dos 50 pontos confirma a permanência do sentimento de confiança dos empresários para os próximos seis meses. A pesquisa completa está no site da FIETO

A indústria do Paraná abre 14.492 novos postos de trabalho, com boa recuperação no setor de serviços (7.348) e comércio (3.401). Este ano, o estado ocupa a quarta colocação entre os que mais criaram vagas formais no país. Confira todos os dados pela FIEP

Em SC, registrou a abertura de 13,4 mil novas vagas no mercado formal de emprego em julho. Indústria geral e a construção civil tiveram a maior participação no resultado, com abertura de 6.199 novos postos de trabalho no mês passado. Mais detalhes aqui!

No Rio Grande do Sul, a pesquisa da FIERGS revela a percepção dos industriais gaúchos sobre os programas federais lançados pelo Ministério da Economia durante a pandemia, entre eles o Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado ainda no ano passado. Para conferir todos os detalhes, entre no site

O Departamento do Agronegócio (Deagro) da FIESP divulgou nesta quinta-feira (26/8) o estudo “Agronegócio do Cacau: Produção, Transformação e Oportunidades” com os principais resultados de desempenho de todos os elos da cadeia produtiva. O estudo evidencia que o agronegócio brasileiro do cacau, que consiste na atividade agrícola (amêndoa de cacau) e industrial (processadoras do cacau e indústrias de chocolates), está entre os maiores do mundo. Saiba mais no site da FIESP

Oportunidades de estudo e trabalho pelos estados! 

No Espírito Santo, se você quer ser um instrutor trainee no SENAI-ES, o programa Instrutor Trainee voltado para a Educação Profissionalizante está aberto. As inscrições vão até o dia 27 de agosto e pode ser feita, ao clicar aqui. As oportunidades são para instrutor de Educação Profissional Básica em Automação, Metalmecânica ou Elétrica; e instrutor de Educação Profissional Técnica em Automação, Metalmecânica, Elétrica e Tecnologia da Informação.

Em Minas Gerais, que tal fazer, gratuitamente, um curso em uma das melhores instituição de ensino técnico do país? Então, faça já a sua inscrição no projeto Trilhas de Futuro. São 64 unidades SENAI participantes, em 56 cidades e 36 opções de cursos técnicos. São 28.960 mil vagas para cursos técnicos no SENAI-MG. Faça sua inscrição neste link

No Ceará, o IEL-CE preparou uma programação especial de cursos para os meses de setembro e outubro que vão ajudar profissionais e empresários a se qualificar para os desafios atuais e futuros das empresas. Na compra de um curso, o cliente ganha 30% de desconto; na compra de dois, o desconto é de 35%; e comprando três cursos, o desconto chega a 40%. Saiba mais pelo site da FIEC

Na FIRJAN, a RioFilme anunciou editais que somam R$ 20 milhões para produção de documentários e filmes de ficção e animação. A reformulação da empresa municipal está sendo feita em parceria com a FIRJAN. A FIRJAN também vai contribuir com o novo planejamento estratégico da RioFilme. Confira a matéria completa!

O Laboratório de Ensaios Tecnológicos de Materiais da Construção Civil (LETMACC) do SENAI Pernambuco conquistou a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/Inmetro).

 Vinculado ao Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos, o LETMACC agora está habilitado para o atendimento das consultorias metrológicas do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) da cerâmica vermelha. Saiba mais no site da FIEPE. 

Ações sociais e qualidade de vida

No Piauí, a FIEPI fez a entrega de cestas básicas às famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, no município de Parnaíba. Ao todo, foram 2 mil famílias beneficiadas. Confira todos os detalhes da ação no link da FIEPI

SESI-RS vacinou 13,5 mil pessoas contra Covid-19. O SESI está apoiando a vacinação também em São Leopoldo e aplicou a vacina em trabalhadores da indústria em Pelotas e Rio Grande. Saiba mais! 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia