27/08/2021 às 10h24min - Atualizada em 27/08/2021 às 18h41min

Indicador logístico OTD: conheça suas vantagens

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Já não é novidade para ninguém como o e-commerce tem crescido ultimamente, abrindo um universo de oportunidades para empresas e marcas em geral. O que nem todo mundo sabe é como o indicador OTD pode ajudar a fazer a diferença.

De fato, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen com a Bexs Banco, as vendas online bateram um recorde no Brasil, chegando a um crescimento global de 41%. Em termos de vendas, isso significa um movimento de mais de R$ 87 bilhões.

Agora imagine quanto uma fábrica de produtos de limpeza pode lucrar se ela só fazia vendas diretas, por meio de consultores, e agora decidiu montar um e-commerce. Certamente, é algo que muda a realidade de um negócio.

Contudo, também é aí que entram os maiores elementos de desafio, já que a esfera digital é conhecida por ser extremamente democrática. Então, se todos podem participar, é preciso ter diferenciais que realmente atraiam mais clientes.

Aí é que entra o papel do OTD, que já tem se tornado uma verdadeira cultura corporativa em busca da excelência logística. O que, aliás, acaba acarretando outras tantas melhorias entre funcionários e clientes.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as melhores explicações e boas práticas sobre o assunto. Se você quer dominá-lo de uma vez por todas e mudar o seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.

On-Time Delivery: o que é isso?

A abreviação OTD é o termo em inglês para “Entrega Dentro do Prazo” (ou ainda, Percentual de Entregas Realizadas no Prazo).

Porém, isso que pode parecer uma simples expressão ou frase solta, representa uma métrica ou indicador fundamental para a rotina logística de qualquer negócio.

Basicamente, o que o OTD faz é racionalizar os processos intra logísticos, a fim de garantir que as entregas sejam feitas com excelência, dentro do prazo e das condições que o cliente espera.

Afinal, se uma empresa vende um lote de caixa em acrílico, qual o prazo de entrega que foi acordado? Além disso, quais as especificações de cada item, bem como as características técnicas e gerais prometidas durante a negociação?

Isso já serve para mostrar como o OTD quebra um paradigma fundamental: a logística não lida apenas com prazos. Já que não adiantaria muito fazer a caixa chegar dentro da data prometida, ou até mesmo antes, se o conteúdo dela estivesse errado.

Dominando a logística e o OTD

Também é interessante ver o OTD como um indicador, pois existem outros indicadores ou métricas que auxiliam na gestão logística.

Inclusive, há ferramentas assim para todos os setores (marketing, vendas, RH e tantos outros), sendo que para a logística as principais são as seguintes:

  • OTIF: On Time In Full (Na Hora, na Íntegra);
  • Acuracidade de Inventário;
  • OFR: Order Fill Rate (Taxa de Atendimento de Pedido);
  • Percentual de Cargas Rastreáveis;
  • OCT: Order Cycle Time (Tempo do Ciclo do Pedido).

Somente empresas de serviço, como reforma de tanques, estão livres de alguns desses indicadores. Porém, mesmo elas têm fórmulas que podem e precisam mensurar sua assertividade em termos logísticos, como mão de obra e ferramentas.

Por exemplo, o indicador de Status de Serviço de Entregas é essencial para a logística, e supre também prestação de serviços. A mesma coisa vale para o próprio OTD, que simplesmente cruza a relação da expectativa de um prazo com sua entrega.

Assim, sua aplicação é simples, bastando dividir o número de entregas bem sucedidas pelo número total das que foram feitas. Ou seja, se houve 100 entregas e 90 bem feitas, o OTD é de 90%.

Sobre vantagens e benefícios

Tudo o que dissemos deixa claro que os indicadores como o OTD são fundamentais, especialmente ele que lida mais diretamente com a expectativa dos clientes.

Mas é possível aprofundar esse ponto, até para aumentar a conscientização de empresários e gestores sobre a importância da logística na realidade de uma empresa.

Hoje o que predomina no mercado é a visão holística, que se esforça por construir pontes de significado. Imagine a área das empresas de transporte de carga, por exemplo. O que está em jogo não é apenas o prazo de entrega, embora ele seja o centro da questão.

Mas o fato é que a excelência na logística impacta a rotina dos funcionários, que terão melhores condições de trabalho, criando um círculo virtuoso que volta para os próprios clientes e, enfim, beneficia a marca no curto e longo prazo.

Conclusão

Hoje em dia, métricas como o OTD são parte essencial de toda uma cultura corporativa que merece esse nome.

Como vimos, um simples detalhe na cadeia logística pode influenciar o bem-estar de um funcionário, assim como a satisfação do cliente e a sustentabilidade da empresa. Daí a importância de seguir as dicas que aprofundamos aqui.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »