27/08/2021 às 10h20min - Atualizada em 27/08/2021 às 18h41min

Quais as possibilidades de investimento em segurança residencial?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

A segurança residencial é um dos elementos mais importantes para a maioria das pessoas, principalmente por conta do aumento da violência em grandes centros urbanos.

Hoje, até mesmo as cidades pequenas do interior passam por problemas relacionados a esse tipo de situação.

Por conta disso, é importante conseguir maneiras de proteger seu patrimônio e garantir mais segurança para você e sua família com um monitoramento de alarme.

Com o dia a dia cada vez mais atribulado, muitas pessoas passam boa parte do dia fora de casa, realizando atividades relacionadas a trabalho ou outras ações externas. Isso acaba deixando o imóvel vazio durante um bom tempo.

Esse tipo de situação acaba servindo como um chamariz para criminosos, que buscam formas de conseguir invadir e furtar os bens de um imóvel que não represente muito problema para ele. 

Medidas de segurança ineficazes normalmente são a maior vantagem destas pessoas. Com a tecnologia, entretanto, a segurança ganhou um excelente upgrade.

Muitas ferramentas acabam sendo utilizadas para garantir uma tranquilidade maior para os moradores, e a popularização destes itens tem ajudado a tornar os valores de orçamento mais acessíveis para câmera de vigilância.

Para conseguir atender toda a demanda necessária, empresas especializadas costumam utilizar muitos recursos para conseguir trabalhar com qualidade.

Por que ter um sistema de segurança residencial?

Apesar de todas as mudanças recentes que o mundo tem passado, algumas pessoas ainda sentem que não há necessidade de investir na segurança do lar.

Entretanto, o tempo em que muros altos e cadeados nos portões eram o suficiente passou, e hoje, você precisa estar muito mais atento a uma série de fatores para garantir sua tranquilidade, principalmente depois de voltar de um dia desgastante no trabalho.

Mesmo os apartamentos, que tinham a segurança como um de seus diferenciais de vendas, estão mais completamente garantidos com um sistema de automação residencial.

Isso porque em condomínios costuma haver uma grande movimentação de pessoas estranhas, e isso pode abrir espaço para criminosos.

Qualquer brecha de segurança é o suficiente para estes criminosos agirem, causando estragos financeiros severos, quando não causam estragos psicológicos ou físicos aos moradores. Por isso, estar protegido é fundamental.

Contar com um sistema de ponta para sua segurança por si só já afasta muitas vezes os criminosos. Isso porque eles desejam um alvo fácil, que consigam extrair o máximo sem se colocar em risco de confronto com a lei.

Para que isso ocorra, é importante contar com elementos como:

  • Sistema de câmeras de vigilância;
  • Sensores de movimento;
  • Contato direto com autoridades;
  • Cercas eletrificadas e outros recursos.

Estes e muitos outros elementos são importantes quando você está estruturando seu sistema de segurança, pois eles dificultam a ação dos bandidos e muitas vezes os fazem desistir para não ter que lidar com todo o trabalho.

Principais equipamentos de segurança

Saber quais equipamentos utilizar também é um importante ponto para conseguir trabalhar com o monitoramento residencial.

Existem diversos dispositivos diferentes no mercado, bem como empresas de segurança que fazem o papel de conexão entre as autoridades e a residência.

Por isso, é fundamental saber qual destes elementos você deve incluir em sua residência, que se encaixe em seu orçamento sem prejudicar suas ações.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura mais adequada para conseguir se sentir mais seguro dentro de sua própria casa.

Além disso, é importante identificar quais destes elementos podem trazer mais benefícios para seu caso em particular, para evitar gastos desnecessários e conseguir focar no que realmente importa em questão de garantir a segurança de sua residência.

CFTV

O Circuito Fechado de TV, ou CFTV, é um conjunto de ferramentas que garante um monitoramento visual em seu ambiente.

Esse tipo de ação é realizado com câmeras instaladas em diversos pontos-chave de sua residência, junto da instalação de interfones.

Estas câmeras puxam imagens 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser gravadas para garantir uma segurança ainda maior. Isso acontece porque muitos criminosos evitam locais onde podem ser pegos em câmera cometendo um delito.

As câmeras sofreram uma evolução muito grande ao longo do tempo, tornando-se mais resistentes, discretas e conseguindo filmar mesmo no escuro ou com grandes variações climáticas.

Com os avanços da tecnologia, muitas empresas começaram a aplicar seus recursos de forma mais inteligente, conseguindo uma estrutura muito melhor para trabalhar com suas ações.

A internet proporcionou uma série de vantagens para o trabalho com a CFTV, desde a possibilidade de acompanhar em tempo real as câmeras de vigilância, como permitir o armazenamento das gravações em nuvem por empresas de segurança privada.

Além disso, até mesmo algumas empresas utilizam a internet para fazer uma monitoria a distância, identificando movimentações estranhas e alertando as autoridades imediatamente para conseguir resultados mais expressivos.

Controles de acesso

Outro ponto muito importante para garantir mais segurança para seu imóvel é trabalhar com controles de acesso em uma empresa de portaria.

Os estacionamentos ou garagens costumam ser pontos muito vulneráveis, e por conta disso, é importante ter um controle maior sobre esse elemento.

Uma boa maneira de fazer isso é através do cadastramento de veículos, principalmente em caso de muitos moradores, como casas compartilhadas ou apartamentos.

Se houver uma portaria, é possível registrar os veículos e solicitar a liberação para o profissional.

Algumas manobras preventivas podem ser o ponto-chave para garantir mais segurança em sua estrutura, sobretudo em questão desse tipo de atividade, que precisa ser pensada e organizada com uma estrutura de maior qualidade para esse tipo de ação.

Os recursos tecnológicos de controle de acesso podem conferir ainda mais segurança para a estrutura, uma vez que são peças fundamentais para esse tipo de ação.

No caso de garagens, controles automáticos e timer de fechamento dos portões são pontos essenciais.

Caso você esteja em um ambiente onde seja interessante investir no controle de acesso de pessoas, como um prédio comercial, existem alguns recursos avançados para prevenir a entrada de pessoas não autorizadas.

É o caso do controle de acesso biométrico, tanto de impressões digitais quanto facial, que garantem mais segurança quando você estiver lidando com esse tipo de atividade. Isso é muito importante para garantir mais tranquilidade para os acessos.

Alguns locais contam ainda com cartões de acesso e senha, possibilitando que apenas as pessoas autorizadas entrem no ambiente e consigam se sentir muito mais seguras.

Sensores

Os sensores são aparelhos programados para detectar determinadas atividades. Os mais comuns neste caso são os sensores de presença.

Quando um sensor detecta uma movimentação estranha, emite um alerta para o proprietário e muitas vezes para a empresa responsável pela segurança, que poderá verificar nas câmeras e acionar ajuda, se for o caso.

A maioria dos sensores funciona sozinho, mas é possível também acoplar luzes e câmeras nos dispositivos para você conseguir trabalhar com mais assertividade com esse dispositivo de segurança.

A maioria dos modelos mais modernos, independente de serem acústicos, infravemelhos ou por micro-ondas, consegue identificar a diferença entre uma pessoa e um animal, evitando disparar por alguma movimentação de seu pet.

Além disso, para garantir mais segurança e evitar problemas, você pode colocar um sensor de barreira em seu portão de garagem.

Esse formato de sensor infravermelho emite uma luz de ponto a ponto, o que é muito útil para evitar acidentes ao sair de uma garagem.

Este tipo de sensor emite um alarme assim que os dois pontos perdem contato direto, sendo também uma boa opção para substituir a cerca elétrica em muros de residências, oferecendo uma opção segura e econômica para o usuário.

Automação residencial

Um dos maiores benefícios que a tecnologia oferece em termos de segurança é o processo de automação residencial. Com ele, você consegue monitorar e controlar de maneira remota diversas atividades comuns da casa.

Isso significa que com um simples smartphone você é capaz de fechar portas e janelas, acender e apagar lâmpadas e fornos, e até mesmo controlar a climatização do ambiente. Além disso, você tem acesso constante aos serviços de vigilância de sua casa.

Dessa forma, você garante uma estrutura muito mais adequada para conseguir lidar com seu dia a dia, tendo mais qualidade de vida e segurança em suas atividades.

Considerações finais

A segurança residencial é um dos pontos mais importantes da atualidade para se preocupar, independente de você viver em uma casa ou apartamento.

Esse tipo de ação precisa ser um de seus focos de prioridade para garantir mais tranquilidade e qualidade de vida em sua casa.

Portanto, é importante entender seus principais elementos de apoio e quais tecnologias utilizar para conseguir ter uma casa completamente segura, evitando assim problemas maiores com tentativas de roubo ou invasões.

Todo o cuidado é pouco nos dias de hoje, e estar preparado é um dos elementos principais para conseguir ficar bem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »