27/08/2021 às 16h41min - Atualizada em 27/08/2021 às 16h41min

Microsoft não limitará instalação do Windows 11 em PCs antigos

AB NOTICIAS NEWS
Tecmundo
Divulgação

Nesta sexta-feira (27), a Microsoft anunciou que não limitará os usuários que desejarem instalar o Windows 11 em computadores mais antigos. Anteriormente, a empresa havia afirmado que o novo sistema operacional teria restrições de hardware para os dispositivos, contudo, essa barreira somente será apresentada para os consumidores que utilizarão o Windows Update para realizar a mudança.

Dessa maneira, os usuários ainda poderão preparar uma ISO de instalação com o Windows 11 e realizar o processo manualmente, desde que seus computadores tenham os requerimentos mínimos exigidos. Porém, a Microsoft também explicou que este método somente deve ser utilizado por empresas com o objetivo de avaliar o novo sistema, já que não há garantia de compatibilidade de drivers e viabilidade de uso.

Efetivamente, o anúncio assegura que milhões de computadores em todo o mundo não serão incompatíveis com o Windows 11. Durante a revelação do novo sistema operacional, a Microsoft indicou que apenas processadores da 8ª Geração da Intel, “Coffee Lake”, e adiante seriam suportados — criando a preocupação geral de uma possível necessidade de atualização em meio à severa crise de fornecimento de semicondutores.

Windows 11 poderá ser instalado em computadores antigos, confirma Microsoft. (Fonte: Microsoft, The Verge / Reprodução)

Windows 11 poderá ser instalado em computadores antigos, confirma Microsoft. (Fonte: Microsoft, The Verge / Reprodução)

Nesse contexto, em adição ao novo método de instalação do Windows 11, a Microsoft também afirmou que está ajustando os requerimentos mínimos do novo sistema operacional de modo a incluir mais processadores. Apesar disso, ainda há alguns modelos que “ficarão de fora”, como toda a primeira geração de processadores Zen, da AMD, incompatíveis segundo uma análise realizada por ambas as empresas.

Felizmente, os usuários poderão ter uma melhor noção dos novos requerimentos através do “PC Health Check”, que deve ser atualizado e ajustado para oferecer maior clareza nos relatórios, conforme explica a Microsoft. É possível conferir uma prévia do programa clicando aqui.

Problemas na utilização

Como dito acima, mesmo que seu PC não passe no teste de hardware, é possível que a máquina rode o Windows 11 após a instalação via arquivo ISO. No entanto, vale ressaltar que a Microsoft só garante uma experiência de ponta com o sistema nos computadores que atendem os requisitos de processador.Segundo testes realizados pela companhia com os chips AMD da primeira geração Ryzen, as máquinas com processadores incompatíveis tendem a enfrentar “52% mais erros de kernel”, enquanto os PCs 100% compatíveis entregam uma experiência praticamente livre de bugs (apenas 0,2% de chances de falha grave).

Para quem tem um computador incompatível e já está se preparando para realizar a instalação do Windows 11 via ISO, a dica é fazer o procedimento por sua conta e risco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia