27/08/2021 às 10h50min - Atualizada em 27/08/2021 às 11h10min

Quais são os estilos de liderança?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Entender os diversos estilos de liderança é um passo importante para que você, enquanto gestor, defina a melhor forma de agir em sua empresa. É importante que consiga otimizar seus processos de trabalho para conseguir ter mais qualidade em suas ações.

Além disso, o mundo está cada vez mais dinâmico, e isso exige dos profissionais mais qualificação, sobretudo no conceito de liderança.

Embora as qualidades técnicas não tenham sido deixadas de lado, existe uma preocupação com habilidades de comunicação e de gestão, seja para um projeto elétrico industrial ou para qualquer outro ramo de atuação.

Por conta disso, muitas pessoas ainda estão buscando compreender que caminho tomar para se tornar um bom líder, sobretudo para conseguir se destacar no mercado de trabalho e se tornar uma potência que as empresas desejam conhecer melhor.

A importância de ser um bom líder

Liderar envolve o conceito de dirigir outras pessoas. Isso significa que você deve dar ordens, mas acima disso deve saber guiar e inspirar essas pessoas, sendo uma influência positiva que trabalhe ativamente para alcançar os resultados corretos.

Por conta disso, muitas pessoas têm procurado habilidades de liderança, mesmo entre aqueles que não possuem cargos na área, uma vez que as pessoas desejam se preparar para a possibilidade de tomar conta de uma equipe.

Alguns líderes se destacam de maneira informal, sendo uma grande referência para todo o grupo e motivando através do exemplo, para que todos sigam seus passos em uma empresa de prego galvanizado a fogo, por exemplo.

A empresa deve ficar de olho nesses tipos de colaboradores, uma vez que são grandes candidatos para subirem de cargo e assumirem uma responsabilidade maior dentro da empresa.

O líder é capaz de unificar equipes e fazê-las trabalhar com mais qualidade, sendo uma figura muito importante para o trabalho como um todo. Entretanto, engana-se quem pensa que as habilidades de liderança surgem de forma natural, como um dom.

É importante ter em mente que ninguém nasce pronto para uma profissão. Suas habilidades relacionadas à gestão devem ser trabalhadas, e independentemente da sua facilidade para lidar com elas, o fato é que trabalho duro e persistência são os focos.

Dentre as principais características que uma pessoa em cargo de liderança precisa ter, podemos destacar:

  • Transparência;
  • Trabalho em equipe;
  • Paixão pela profissão;
  • Humildade.

Existem muitos outros elementos importantes para transformar o colaborador em um gestor, mas esse é um caminho importante e muitas pessoas o seguem de forma natural, procurando um aprimoramento profissional dentro de, por exemplo, um projeto de terraplenagem.

Conheça quais são os tipos de liderança

Quando se fala em liderança, muitas vezes o tema acaba sendo abordado de maneira mais global, como se liderar fosse um manual único a ser seguido, como uma cartilha. Entretanto, cada pessoa é única, o que faz com que os perfis sejam muito diversos.

Um bom líder não é aquele que segue regras estritas sobre o conceito de liderança, mas sim aquele que consegue adaptar sua forma de enxergar a profissão para alcançar os resultados adequados.

Para entender melhor, é preciso conhecer alguns dos principais tipos de líderes encontrados no mercado, onde talvez você possa até se enxergar.

Vale lembrar que existem muitos outros tipos além dos citados aqui, e novos métodos e perfis são criados constantemente para trabalhar em empresas diversas, seja em uma de sistema de alarme residencial ou de contabilidade empresarial.

Quando você lida com pessoas, o ideal é manter a mente aberta e saber como lidar de maneira efetiva com esse tipo de ação, conseguindo conquistar uma estrutura muito mais adequada para sua vida profissional.

Existem três grandes grupos de liderança que costumam ser considerados em avaliações na maioria dos casos.

A primeira é a liderança autocrática, na qual o líder toma todas as decisões importantes sozinho. Na liderança liberal, o gestor tem pouca opinião na decisão final, deixando a cargo da equipe.

E por fim a liderança democrática, que ouve todos os lados e toma decisões em conjunto com os profissionais da área.

Dentro destes espectros, é possível encontrar uma série de posturas de liderança completamente diferentes em uma empresa de limpeza de fachada ou qualquer outra. Sendo alguns tipos os seguintes:

Líder autoritário

O líder autoritário é aquele mais vinculado à liderança autocrática. Ele é o profissional que determina como e quando as coisas devem ser feitas. Normalmente, é um perfil que rende alta produtividade, uma vez que as decisões são mantidas de maneira uniforme.

Porém, inversamente a esse elemento, é preciso pensar que há uma certa frustração da parte da equipe, que mesmo que produza bem, acabará focando mais em resultados individuais e criará uma competição pouco saudável, que a longo prazo pode ser prejudicial.

Tratam-se de líderes extremamente ordeiros e que gostam de trabalhar com uma hierarquia intrínseca, que muitas vezes é alvo de desejo de seus colaboradores, que querem escalar essa hierarquia e, até mesmo, tomar o posto de gestor.

Alguns setores, entretanto, se beneficiam desse tipo de liderança, uma vez que devem trabalhar com comando e controle com mais frequência, como é o caso da polícia, segurança e outros setores similares.

Líder Coach

A postura coaching, que é um termo em inglês que se refere ao termo “treinador”, similar aos técnicos esportivos, é uma postura que também segue este princípio.

Trata-se de um líder que é capaz de identificar os potenciais de cada membro de sua equipe em uma empresa de guarda corpo de vidro, por exemplo.

Dessa forma, ele saberá como e quando delegar as tarefas para obter o máximo de efetividade em sua empresa, além de estimular constantemente o crescimento e desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.

Esse tipo de líder é muito importante para empresas que precisam de atualizações frequentes e de reciclagem, como aquelas que trabalham com tecnologia e serviços digitais, ou seja, que estão sempre prontas para novas aplicações.

Entretanto, é importante que o líder coach fique atento, pois um de seus maiores problemas é que muitas vezes esse tipo de líder acaba se focando nos melhores operadores, deixando funcionários com crescimento mais baixo de lado.

Ter cuidado com esse tipo de ação é importante para você conseguir trabalhar a todos com mais qualidade, aproveitando o potencial de cada membro de sua equipe de terceirização de limpeza, por exemplo.

Líder exigente

Esse tipo de líder normalmente é uma pessoa que possui muito conhecimento na área, um especialista que não admite que as tarefas sejam executadas sem qualidade. Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir resultados melhores.

Entretanto, toda a pressão pela qualidade do trabalho pode gerar um estresse maior na equipe, aumentando até mesmo a quantidade de desistências e gerando uma rotatividade mais alta.

Para estes líderes, trabalhar com precisão é um elemento muito importante, o que acaba sendo muito valorizado em empresas que lidam com dinheiro e finanças, uma vez que não há margem para erro nesse tipo de cálculo.

Além disso, serviços de luxo exigem um alto padrão de seus colaboradores, e ter um líder exigente pode facilitar o local a manter esse tipo de qualidade em cada uma das execuções do serviço, desde hotéis até restaurantes e spas ou equipes de limpeza de vidros em altura.

Líder Motivador

A liderança motivadora é aquela que incentiva constantemente a equipe, passando uma boa energia positiva e fazendo com que seus colaboradores acreditem no trabalho que está sendo realizado.

Esse tipo de profissional é especialista em lidar com questões emocionais, conseguindo trabalhar com uma série de situações complexas que precisam de atenção imediata e que à primeira vista podem assustar seus trabalhadores.

Esse tipo de líder é facilmente encontrado em locais onde o trabalho é muito necessário, como asilos e orfanatos, além de alas de hospitais. Entretanto, é muito comum que o líder motivador acabe se perdendo com a vida pessoal de seus colegas.

É preciso saber dosar o envolvimento emocional e a preocupação com a execução do trabalho, para que você possa apresentar um conceito mais qualificado para a empresa e apresentar mais estrutura no trabalho.

Líder visionário

Este gestor é uma pessoa com muita capacidade de análise e lógica, por isso acaba prevendo comportamentos e tendências. Normalmente, é uma pessoa que constantemente apresenta técnicas de otimização do trabalho e aumenta a produtividade da equipe.

Contrário ao líder motivacional, entretanto, esse tipo de líder muitas vezes está tão focado no lado racional que não consegue se comunicar corretamente com seus colaboradores.

Entretanto, é ideal para trabalhar com elementos de inovação e com planejamento e execução de diversos tipos de projetos, tornando-se um profissional muito requisitado em diversos setores.

Considerações finais

Identificar o tipo de liderança que você precisa é um processo muito importante para conseguir destacar sua empresa no mercado e conseguir um posicionamento melhor, tornando-se uma liderança em seu segmento.

Conhecer os pontos fortes e fracos de cada profissional com o perfil de liderança ajuda a identificar o que você precisa realizar para obter uma equipe fortificada.

Assim, seus colaboradores estarão prontos para aumentar a produção, impactando diretamente a motivação e o clima organizacional da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »