26/08/2021 às 10h28min - Atualizada em 26/08/2021 às 16h21min

Quais são os projetos essenciais para abertura de uma fábrica?

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://br.freepik.com/fotos-gratis/grande-armazem-com-materiais-de-construcao-dentro-para-atacado_5542996.htm#page=1&query=f%C3%A1brica&position=1
Abrir um negócio, não importa qual seja o território de atuação, envolve uma série de decisões e estudos. Afinal é preciso conhecer a área na qual você pretende investir. Assim, a abertura de uma fábrica não foge muito dessa situação.

Atuar no setor industrial implica na necessidade de se seguir uma série de regras e normas, com uma especificidade muito maior do que outros ramos empresariais. Isso por causa de questões que envolvem a segurança e a qualidade de trabalho dos funcionários.

Necessidades específicas de uma fábrica

Diferentemente de um negócio menor, como uma loja comercial, abrir uma fábrica é uma atividade que envolve um grande número de recursos, tanto financeiros como estruturais, tendo em vista o cenário complexo, no qual tais empreendimentos têm relação com a sociedade.

A instalação de uma fábrica causa um grande impacto, qualquer que seja a região escolhida para receber tal investimento. Uma fábrica de toldos pode gerar empregos para toda a população de uma cidade do interior, causando assim mudanças estruturais naquele local.

Por outro lado, uma fábrica que lida com materiais tóxicos pode causar um desastre ambiental, caso não exista um forte controle na maneira em que os dejetos produzidos pela indústria são descartados.

Por lidar com questões tão específicas, a implementação de normas ao setor é tão rígida. Exigindo o cumprimento de um número amplo de regras para que o seu negócio tenha permissão para funcionar.

Muitas dessas regras estão relacionadas a questões de segurança, assim como qualquer empreendimento que atue com um número extenso de funcionários.

Uma prática comum que se adequa a quase todos os perfis existentes de fábricas, que exigem um alto volume de funcionários para executar as numerosas tarefas de um negócio que atua com uma produção em larga escala.

A exigência de complexos sistemas de segurança é independente do setor de atuação da sua fábrica, sendo solicitado para uma empresa de engenharia elétrica, mas também para uma fábrica de balas e gomas de mascar.

Dependendo do setor, os sistemas de segurança exigidos se tornam ainda mais específicos, mas a sua necessidade geral se dá pela quantidade de pessoal envolvido no trabalho, e como qualquer acidente pode ganhar proporções maiores nesse espaço.

Apesar disso, não é preciso se desesperar. Você pode começar a tirar do papel os seus planos de abrir uma fábrica e investir no setor industrial, só é preciso ficar atento a uma série de protocolos a serem seguidos.

Essas regras estão relacionadas a tópicos ambientais, sociais, econômicos, e até políticos, dependendo do seu país de atuação. Neste texto será esclarecido uma série de normas específicas. Aquelas relacionadas às questões de segurança.

Projetos de segurança e estrutura para uma fábrica

A construção de uma fábrica exige uma série de protocolos a serem seguidos, para garantir  seu completo funcionamento e para que esses focos da indústria não representem nenhum risco aos seus funcionários.

Para garantir a proteção desses trabalhadores, a fábrica precisa não apenas passar por frequentes análises e estudos de vigilância, elas necessitam ter sido planejadas já seguindo normas que previnam o acontecimento de qualquer tipo de acidente.

Entre essas etapas se destacam:
 
  • A esquematização de um projeto elétrico industrial;
  • Cuidado preventivo contra incêndios;
  • Instalação correta de um sistema hidráulico;
  • Cumprimento das normas de segurança.

Para garantir que todos esses sistemas sejam incluídos no programa de construção, o primeiro passo é definir como será feito o projeto arquitetônico do lugar.

Projeto de Arquitetura

Um projeto arquitetônico pode ser destinado a diversas funcionalidades, lidando com zonas residenciais, hospitalares ou, como é foco desse caso específico, lidando com o setor industrial.

Definido o departamento em qual o projeto atuará, é necessário elaborar um esquema que responda a todas as necessidades exigidas, para que se tenham as melhores condições possíveis na realização dessa construção.

Fatores externos precisam ser levantados durante a definição do local, onde a estrutura será construída, levando-se em conta o impacto socioambiental que tal projeto terá na região definida. Assim como as necessidades de espaço do projeto.

Já nesse processo a construção exige uma série de permissões governamentais, garantindo a exploração positiva do local, e a permissão para que um projeto de tamanha amplitude possa atuar nesse lugar específico, sem causar nenhum dano local.

Após lidar com o ambiente externo, as práticas de planejamento precisam ser direcionadas ao meio interno. Buscando uma garantia de que todas as regulamentações estejam sendo cumpridas, pois qualquer erro nesse sentido pode condenar as ações dessa futura fábrica.

É preciso mapear todos os projetos de segurança, como um projeto de combate a incêndio, para garantir que suas exigências sejam seguidas de acordo com o projeto estrutural da fábrica.

Evita-se assim a necessidade de se lidar com reformas adiante, com intuito de se certificar de que tais procedimentos tenham condições de serem cumpridos.

A contratação de um bom arquiteto é essencial nessa fase, garantindo que a planta estrutural do projeto esteja de acordo com todas as exigências que serão feitas, para que um negócio dessa dimensão tenha permissão para funcionar.

Projeto hidráulico

Após se garantir todas as permissões exigidas, é iniciado o processo de construção da fábrica. Nessa fase diversos elementos do projeto precisam ser levados em conta, sendo um deles a instalação das tubulações e atribuições de um projeto hidráulico.

Na construção de uma casa, esse sistema é um dos mais importantes, permitindo que a encanação que corre por trás das paredes funcione sem nenhum problema, garantindo que o seu lar tenha água para o banheiro e gás para a cozinha.

Um projeto fabril não foge de tais responsabilidades, na verdade as multiplica, pois qualquer problema nesse sentido pode afetar toda a produtividade da fábrica, além de pôr em risco a segurança dos funcionários, inviabilizando o cumprimento de outros projetos essenciais.

O projeto hidráulico é fundamental para que o transporte de componentes aconteça sem nenhum tipo de adversidade. Uma ação necessária para que processos de montagem ou confecção, dependo do setor de atuação da sua fábrica, ocorram de forma veloz.

As instalações hidráulicas também atuam na implementação de outros sistemas estruturais e de segurança que devem ser aplicados à sua fábrica.

É preciso, por exemplo, que a tubulação garanta a condução de água para um hidrante incêndio, de forma em que no acontecimento de um incêndio ou acidente parecido, as medidas de segurança possam ser tomadas com eficácia.

Projeto elétrico

Com os canos e tubulações devidamente instalados, a sua atenção agora deve ser direcionada ao sistema elétrico da fábrica. O transporte de energia é essencial para o funcionamento das máquinas destinadas à confecção dos seus produtos.

As instalações elétricas prediais garantem também o funcionamento de outros setores da fábrica, como a parte administrativa, por meio dos computadores, assim como sistemas de segurança. Indo da vigilância ao controle de entrada e saída dos funcionários.

A partir desse ponto já ficou claro como cada um desses sistemas é primordial para o funcionamento de outros projetos essenciais, sendo compostos complexos, que se interligam e garantem a eficácia uns dos outros.

Sendo assim, um projeto elétrico, por exemplo, é de grande importância para a prevenção contra acidentes.

Não apenas por examinar questões importantes nesse sentido, como a temperatura das máquinas, mas também por impedir a desestabilização do transporte de energia, o que pode causar danos estruturais à fábrica, além de graves incidentes.

Projeto de prevenção de acidentes

A instauração e cumprimento de protocolos de segurança são essenciais para o funcionamento da sua fábrica. Lembrando que um acidente inesperado pode não só afetar a produtividade do seu negócio, como prejudicar a vida dos seus funcionários.

O setor industrial é um local com grande probabilidade de acidentes, diante as máquinas pesadas que ali são diariamente manuseadas, além do grande número de funcionários atuando em funções perigosas.

Um projeto de prevenção de acidente lida com questões estruturais da sua fábrica, como a instalação de uma placa de sinalização de segurança próxima a um equipamento, assim como a construção de saídas de emergência e escadas de incêndio.

Tendo conhecimento sobre os tipos de acidente que podem ocorrer nesses ambientes, é possível garantir que eles não ocorram, ou ao menos que tais eventualidades sejam cada vez mais menores.

Projeto de combate a incêndio

Os projetos voltados ao setor de segurança são diversos, agindo como resposta ao número também grande de acidentes que podem ocorrer nesse ambiente industrial. Entre eles o que mais se destaca é o programa de segurança contra possíveis incêndios.

Um sistema de combate a incêndio lida não apenas com a contratação de um pessoal preparado para tais situações, contando com um acesso próximo a um serviço de corpo de bombeiros, por exemplo. São necessários equipamentos que atuem nessa prevenção.

A instalação de hidrantes e extintores próximos a locais de alta periculosidade, contar com um sistema avançado de detecção de incêndios e alarmes nesse sentido, além do treinamento específico para os seus funcionários sobre como agir nessas situações.

Considerações finais

É por meio do cumprimento desses projetos que a sua fábrica pode dispor de um funcionamento eficaz. Evitando qualquer tipo de problema que possa prejudicar o exercício das atividades necessárias ao seu negócio.

E mesmo que tais eventualidades aconteçam, pois sempre existe a imprevisibilidade do setor industrial, a sua companhia estará preparada para lidar com elas de forma segura e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »