26/08/2021 às 16h08min - Atualizada em 26/08/2021 às 16h21min

Pesquisa da Takasago aponta que idosos priorizam sabor e valores nutricionais na alimentação

A preocupação com envelhecimento saudável aumentou a busca por fontes de nutrientes

SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
WGO Comunicação
Freepik
Agosto, 2021 – Uma pesquisa realizada pela Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil – apontou que os idosos estão cada vez mais preocupados em ter um envelhecimento saudável e, para isso, têm procurado, cada vez mais, alimentos nutritivos.

Segundo a pesquisa sobre hábitos de consumo realizada entre os seniores, os atributos mais importantes em um produto para este público são: sabor, vantagens para a saúde e o valor nutricional. Ela aponta também que o alimento deve ser bom, familiar e suave. Ao todo, 44% dos entrevistados disseram ter preferência por produtos com botânicos, como ervas, especiarias e florais.

Entre os principais benefícios buscados pelos idosos estão o fortalecimento dos ossos, saúde cardiovascular, bom funcionamento do cérebro, fortalecimento do sistema imunológico e a saúde intestinal.

“Hoje em dia, este público carrega alguns velhos hábitos, porém, se permitem a experimentar novos estilos de vida. Estão mais ativos, praticam esportes, atividades físicas, cuidam da saúde e da aparência. Gostam de escolher o que vão consumir e vestir. A vida social também é muito importante e não somente com a família, geralmente gostam de se encontrarem com amigos de um mesmo grupo, realizar atividades em conjuntos, viajar e se relacionar amorosamente”, relata Rafaela Bedone, Head of marketing na Takasago Aromas.

Entretanto, essa nova realidade desafia a indústria a olhar para essa população, compreendê-la e oferecer produtos e serviços que condizem com sua realidade, uma vez que grande parte do grupo de seniores relata no estudo que não é atendida como gostaria, e tampouco se sente representada pelas marcas.

Outra pesquisa feita pela Takasago com Foodies & Chefs para direcionar o desenvolvimento de produtos para esse público confirma que as escolhas alimentares desse público são motivadas, principalmente, por questões de saúde e pela necessidade de obter certos nutrientes. Para muitos, trata-se de redesenhar alimentos familiares para uma forma nova e única, pois a maioria está presa em suas referências. Novas roupagens para seus favoritos também são boas ideias para esse público.

Uma questão importante apontada na pesquisa é que essa geração tem papilas gustativas envelhecidas e, para ajudá-los a sentir mais sabor, sugerem usar aromas fortes como especiarias para "acordá-los".

Autenticidade dos sabores
Com o paladar mais apurado dos seniores, cresce a procura por produtos com sabores reais, sem qualquer rastro de artificialidade. A Takasago, autora das pesquisas, desenvolveu uma plataforma que garante a autenticidade de seus aromas. Batizada de VIVID® Flavors, ela traz a combinação de tecnologias de ponta com o conhecido know-how da empresa em criações.

Para que um aroma possa ser elegível e nomeado como VIVID®, ele passa por um processo patenteado, com comprovação do perfil de alimento real, através da Análise Descritiva Quantitativa. O ciclo se inicia com seleção criteriosa de alimentos com qualidade superior, como frutas, especiarias e café. Após a coleta e análise, eles passam pelo processo chamado “catálise quiral”, detentor do Nobel de Química em 2001, e separação natural, a fim de garantir a autenticidade.

Entre os aromas diferenciados incluídos na plataforma estão os cítricos, bagas, botânicos, café, chás e baunilhas.

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »