26/08/2021 às 10h26min - Atualizada em 26/08/2021 às 13h50min

Como montar sua loja de produtos de limpeza?

SALA DA NOTÍCIA Victor
Montar uma loja de produtos de limpeza pode ser uma excelente maneira de empreender, uma vez que estes itens têm cada vez mais ganhando popularidade no mercado e sua necessidade é ampla, tanto para outras empresas quanto para residências.
O mundo atual demanda uma série de novas estruturas para a vida das pessoas.
Por conta de crises financeiras, o impacto do desemprego e o aumento do custo de vida, muitas pessoas têm buscado outras formas de se adaptar economicamente com prestação de serviços de limpeza e conservação.
O empreendedorismo, então, acabou sofrendo um boom, em grande parte porque as pessoas já têm o desejo de empreender e conseguir ter seu próprio negócio.
Entretanto, existem muitas áreas e setores, o que pode deixar uma pessoa confusa com relação a suas possibilidades. Entre os setores que mais são lucrativos, o de produtos de limpeza está no topo.
Isso porque todas as pessoas precisam desse tipo de produto. É um processo comum e diário fazer a limpeza de sua residência ou do ambiente de trabalho, e é importante ter os produtos certos e de qualidade para isso.
Por isso, sua empresa pode se destacar ao apresentar um conteúdo de qualidade com preços mais acessíveis, uma vez que os produtos de limpeza industrial estão nas compras obrigatórias para qualquer pessoa, ao lado de alimentação.
O foco de suas vendas deve ser estipulado ainda na etapa de planejamento, principalmente por questão de produção e estoque.
Uma loja de produtos de limpeza, que trabalha diretamente com o cliente final tem vendas mais frequentes, mas em quantidade bem menor do que aqueles que trabalham diretamente com fábricas e empresas, que vendem normalmente lotes de unidades.
Independente do modelo que você escolher, ainda será bastante vantajoso utilizar esse tipo de recurso para conseguir trabalhar com mais qualidade em suas ações de vendas, conquistando um bom posicionamento no mercado e aumentando seu potencial.
Montar uma loja de produtos de limpeza também não é uma tarefa extremamente complexa do ponto de vista do mix de produtos, uma vez que eles são fáceis de identificar e lidar.
Por isso, o foco na abertura de empresas de limpeza e conservação deve ser o planejamento.
Tenha uma boa estratégia e faça as pesquisas adequadas para conseguir identificar onde abrir sua loja com um potencial maior de vendas e um posicionamento de mercado mais adequado.
Você deve se atentar a elementos como:
  • Geolocalização;
  • Concorrência;
  • Classe social;
  • Necessidade dos produtos.
Todos estes elementos ajudam a entender melhor a região onde você está pensando em abrir um negócio e permitem que você consiga estipular suas primeiras metas e entender melhor como o ambiente funciona.
Dessa forma, você irá iniciar suas vendas com muito mais qualidade, trabalhando com um meio bastante lucrativo e que pode gerar resultados muito satisfatórios de alpinismo industrial.

Montando uma loja de produtos de limpeza

Saber como montar sua loja é muito importante para que você consiga otimizar o tempo de preparação e logo comece a fazer negócios e começar a trabalhar efetivamente para melhorar sua saúde financeira.
Os passos citados abaixo são importantes para que você consiga ter uma boa estrutura na hora de efetuar as vendas, uma vez que são pontos simples que funcionam muito bem para este tipo de setor no varejo.

Escolhendo uma localização

Escolher o local onde sua loja será instalada é um dos primeiros passos a se tomar, tanto para garantir o espaço quanto para identificar o tipo de empreendimento que você pretende fazer.
 A escolha do ponto certo é fundamental nesse processo para trabalhar em parceria com uma empresa de limpeza de condomínios preços.
Se você prefere montar uma estrutura mais próxima do cliente final, que dialoga e trabalha com uma rotatividade maior de produtos mas com vendas mais pontuais, o ideal é procurar um espaço em um bairro mais afastado.
Dessa maneira, você acaba se tornando uma referência no local, incentivando o público que mora na região a conhecer sua loja e consumir produtos de limpeza diretamente com você.
É importante ter em mente que nestes casos, a concorrência aqui é mais difícil de lidar.
Isso porque você está lutando pelo carinho e proximidade de um grupo específico de pessoas. Trabalhar esse relacionamento é fundamental, e por isso suas estratégias de marketing devem ser regionalizadas para atender melhor sua demanda.
Quanto mais você consegue encantar os moradores da região, mais assertiva será sua venda, garantindo que a empresa terá estabilidade e qualidade para conseguir trabalhar com os produtos de limpeza em uma empresa de portaria.
A outra opção é procurar espaço em grandes centros comerciais. Dessa maneira, você acaba sendo mais visto, principalmente entre empresas e outras oportunidades de vendas maiores, uma vez que você está no foco do comércio.
Entretanto, é preciso pensar que a concorrência nesse tipo de situação é muito maior, pois é um reflexo da quantidade de empreendimentos em um grande centro, e também no valor para montar uma estrutura comercial ali.
Ter sua loja em um grande centro pode ser ideal se você quer vender quantidades maiores, sem perder a frequência de lojas mais afastadas.
Isso porque as próprias empresas próximas a sua precisam de limpeza constante, e podem encontrar em seus recursos o fornecimento necessário.
Para esse tipo de venda, o ideal é que sua empresa conte com um estacionamento ou com um espaço amplo para parar carros próximos à loja.
Normalmente, quando uma compra grande de produtos de limpeza é realizada, isso demanda uma certa estrutura para você conseguir levar todos os produtos, e muitas vezes é necessário um carro ou até mesmo um caminhão para conseguir colocar todos os itens.

Estrutura física

A estrutura física necessária para manter uma loja de produtos de limpeza é relativamente simples, e exige um investimento muito menor do que outras vertentes do varejo.
É importante pensar em um espaço que tenha muitas prateleiras, para que você possa expor todo o mix de produtos.
Se necessário, você pode criar corredores sobre encomenda, para conseguir colocar todos os itens em exposição e garantir mais qualidade e variedade para as pessoas que estão indo consumir em seu estabelecimento.
Os materiais como o metal, são ideais para esse tipo de estrutura, sobretudo por conta de produtos que têm um peso maior e devem ser mantidos na parte de baixo das prateleiras para garantir mais segurança.
Este é o espaço básico de sua loja, e não há muito para mexer aqui. Dessa maneira, você consegue economizar um bom dinheiro com reformas para conseguir montar a loja com desinfetante bactericida.
As outras estruturas necessárias para o funcionamento são um bom banheiro, um escritório e um estoque. O escritório pode ser uma sala pequena para lidar com a administração da loja, enquanto o estoque depende primordialmente da saída de produtos que você costuma ter.
O escritório também será o lugar onde você conversará com seus colaboradores e passará feedbacks, além de fazer novas contratações. Pensando nisso, é importante que você crie um ambiente adequado para esse tipo de atividade.

Documentação

A documentação não é um elemento muito diferente de outras empresas. O primeiro passo é realizar a abertura de firma e conseguir o cadastro de pessoa jurídica. Então, basta registrar seus dados junto aos órgãos competentes para conseguir as autorizações de funcionamento.
Para isso, é importante falar com a prefeitura, junta comercial da cidade e até o corpo de bombeiros, garantindo que você tem pleno controle do funcionamento da empresa e está de acordo com a lei.
Essa documentação também será necessária para movimentações financeiras enquanto pessoa jurídica, por isso é importante que você busque esse tipo de ação e informação para garantir mais efetividade em suas funções.

Investimento para a loja

O investimento inicial para abrir uma loja desse tipo gira em torno de alguns custos muito importantes. É preciso calcular a montagem e a estrutura física da loja, seu estoque inicial e também os custos com contas e taxas obrigatórias, como água, luz e internet.
Além disso, se você precisar de colaboradores, é preciso ter pelo menos alguns meses antecipados de salários para essas pessoas, para garantir que você estará estruturado quando iniciar o negócio até que ele comece a se pagar e gerar lucros.

Considerações finais

Uma loja de produtos de limpeza possui muitos detalhes que são importantes para conseguir trabalhar efetivamente e conseguir um bom posicionamento de mercado, mas é uma ideia bastante lucrativa, que pode gerar muitos benefícios para o empresário.
Portanto, é importante compreender todos os detalhes e informações necessários para fazer uma abertura de empresa qualificada, garantindo assim que você terá um retorno muito mais satisfatório.
Além disso, é importante se atentar a todos os detalhes relacionados a burocracia de uma abertura de empresa, para garantir que você não terá problemas no futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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