25/08/2021 às 13h02min - Atualizada em 25/08/2021 às 19h20min

Conheça os benefícios do Embedded Finance e as vantagens para o seu negócio

Inclusão de soluções financeiras próprias ao portfólio de produtos já está sendo ofertada por empresas que não são nativas desse setor

SALA DA NOTÍCIA Weslley Morais

Nos últimos anos, além de termos passado por mudanças profundas no mercado financeiro, também nos familiarizamos com conceitos e tendências que são parte essencial de toda essa transformação pautada pela descentralização, entrada de novos players e inclusão financeira. E, entre esses movimentos, está o Embedded Finance (finanças embutidas, em tradução literal).

 

Esse modelo que diz respeito a empresas que não necessariamente oferecem serviços bancários como seu ponto principal, mas que podem ter sua proposta de valor totalmente transformada com este tipo de oferta, tem ganhado espaço no mercado graças a players como o Bankly, unidade de Banking as a Service da Acesso Soluções de Pagamento, que já ultrapassou a marca de R$ 2,5 bilhões transacionados por mês somente em PIX.

 

Além do lucro financeiro que, com certeza, é uma das principais vantagens desse conceito, pois o ganho se dá tanto na monetização com os clientes quanto na “independência” em relação aos bancos para operações como pagamento de salários ou de fornecedor sem passar por essas instituições, outra grande vantagem é a possibilidade de criar um sistema robusto de soluções que seja capaz de manter o cliente ainda mais próximo.

 

Essa solução permite que empresas de qualquer segmento ofereçam aos seus clientes contas digitais para pagamentos das próprias faturas, emissão de cartões pré-pagos e até mesmo microcrédito para que os usuários possam utilizar.

 

Participando desse movimento estão desde varejistas a empresas de telefonia e de tecnologia, entre outras, que começam a adentrar nessa área à medida que a barreira tecnológica e regulatória vai ficando mais baixa e que passam a existir provedores de serviços de Banking as a Service que proporcionam essa oportunidade.

 

Como funciona o Embedded Finance?

O Embedded Finance é mais uma das diversas mudanças promovidas pela transformação digital. O conceito é bastante amplo e não limita o seu impacto ao setor financeiro, ou seja, os mais diversos segmentos podem se beneficiar dessa tendência. O mais importante é garantir que os clientes tenham acesso a serviços e produtos mais completos e melhores, já que a empresa, que possui um grande número de informações relevantes sobre os clientes, conhece os seus padrões e comportamentos. 

 

Com essa percepção em mãos, é mais fácil criar uma solução personalizada e que se torne um diferencial. Além disso, o custo para adquirir o cliente é reduzido e essa diferença pode ser utilizada, por exemplo, para diminuir as taxas ou melhorar os prazos. Isso significa que qualquer empresa passa a ter a possibilidade de melhorar a sua proposta de valor a partir do uso do Embedded Finance. 

 

A partir do uso de APIs -implementadas pelas fintechs- sites ou aplicativos podem disponibilizar novos produtos para o seu público, criando uma maior competição para entregar mais aos clientes finais, uma transformação pautada pela inserção de serviços financeiros que faz com que o Bankly, que praticamente dobra o seu Volume Total de Pagamentos (TPV, na sigla em inglês) todos os meses, ou seja, aumenta seu volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento, possa agregar outras soluções à plataforma mirando o mercado internacional. 

 

“Desde o início, o nosso objetivo era combinar tecnologia com meios de pagamento para democratizar e simplificar a oferta de serviços financeiros. Esse é o propósito do Bankly e o nosso sucesso está pautado na estratégia de investir em infraestrutura, segurança e pessoas”, afirma Davi Holanda, CEO da Acesso.

 

Sobre o Bankly

O Bankly é uma plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária. Seu propósito é descentralizar a oferta de serviços financeiros permitindo com que cada agente de mercado possa criar e escalonar suas próprias soluções financeiras. Para mais informações, acesse https://www.bankly.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »