25/08/2021 às 12h56min - Atualizada em 25/08/2021 às 19h20min

19º Congresso Brasileiro do Quadril será realizado em setembro com programação 100% on-line

Promovido pela Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), o evento terá palestras e estudos de casos com alguns dos maiores especialistas do planeta

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Betinardi
Divulgação/SBQ
Entre os dias 7 e 10 de setembro, a Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) vai promover o 19º (XIX) Congresso Brasileiro do Quadril. O evento, focado em palestras sobre o tema e apresentações de trabalhos, será 100% on-line na edição 2021, por conta da pandemia da Covid-19. O congresso se inicia no dia 7 com a Programação Científica Preliminar que selecionará, por meio de um exame teórico e um teórico-prático, médicos que desejam ter o Título de Associado Aspirante da SBQ.

Já dos dias 8 a 10, o Congresso Brasileiro do Quadril contará com uma programação temática, que será comandada por congressistas internacionais: A.J. Timperley, cirurgião ortopedista e professor da Universidade de Exeter do Reino Unido; John Charity, especialista em trauma e ortopedia da Exeter Hip Unit e do Centro de Ortopedia Princesa Elizabeth, do Reino Unido; Marius Keel, cirurgião especialista em trauma, espinha, pelve, quadril e articulação, do Centro de Trauma Hirslanden de Zurique, na Suíça; Matthew Hubble, cirurgião consultor de trauma e ortopedia da Exeter Hip Unit, do Reino Unido; Matthew Wilson, especialista do Centro de Ortopedia Princesa Elizabeth, do Reino Unido; Peter Kay, cirurgião consultor de quadril e joelho do Hospital de Wrightington, do Reino Unido; Pol Rommens, cirurgião de trauma e ortopedia do Hospital Universitário Mainz, da Alemanha; Rintje Agricola, cirurgião de ortopedia do Centro Médico Universitário Erasmus de Rotterdam, da Holanda; e Stefan Fickert, cirurgião especialista em medicina esportiva e professor da faculdade de Mannheim Straubing, da Alemanha.

‘‘Os últimos meses foram muito complicados para os brasileiros que atuam na área da saúde. A pandemia foi um verdadeiro furacão em nossas vidas. Como profissionais, tivemos que nos reinventar e, principalmente, estudar muito para entender os reflexos dessa crise sem precedentes em nossa área de atuação. Por esses motivos, promover o 19º (XIX) Congresso Brasileiro do Quadril foi muito desafiador e, antes de tudo, necessário”, comenta o presidente da Sociedade Brasileira do Quadril, Giancarlo Cavali Polesello. “Conseguimos reunir alguns dos principais especialistas em quadril do mundo, reforçando a excelência da nossa medicina em um congresso que vai promover uma grande troca de experiências, destacando as principais novidades e estudos recentes do segmento”, complementa Polesello.

Durante o evento, que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), serão tratados, ainda, temas como ‘Artroplastia primária’ (procedimento cirúrgico que substitui, remodela ou realinha uma articulação), ‘Revisão de artroplastia’, ‘Cirurgia preservadora’ e ‘Trauma’. “São temas bastante relevantes no meio da medicina. Assuntos que estão ganhando novas abordagens e que precisam ser discutidos. A nossa proposta é que os profissionais dividam experiências assertivas e informações que possam solucionar problemas de pacientes em todo o Brasil”, completa Polesello.

As inscrições para o 19º (XIX) Congresso Brasileiro do Quadril estão abertas e podem ser realizadas, até o dia 1 de setembro, no site cbq2021.com.br. Para mais informações sobre o congresso e sobre a Sociedade Brasileira do Quadril, acesse o site www.sbquadril.org.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »