25/08/2021 às 17h18min - Atualizada em 25/08/2021 às 19h10min

RV Ímola e Grupo Emba participam da vacinação contra COVID-19 no município de Cananéia, SP

Primeira ação social da iniciativa Juntos ocorreu no início de agosto para oferecer suporte logístico e aprimoramento profissional à equipe de saúde comunitária da estância paulista. Ação foi motivada após diversos casos de perda de vacinas no país

SALA DA NOTÍCIA Redação
No início deste mês de agosto, dos dias 1 a 5, uma equipe da iniciativa Juntos - formada por profissionais do Grupo Emba e RV Ímola - acompanhou, na estância de Cananéia, SP, os agentes da ESF III (Estratégia de Saúde da Família III), responsáveis pelo atendimento de saúde de 11 comunidades caiçaras que rodeiam o município.

Nesse período, a equipe proporcionou suporte logístico às campanhas de imunização contra a COVID-19 e gripe e acompanhou o carinho com que os profissionais de saúde – dr. Pablo Ribeiro dos Santos, clínico geral e médico da família, Taís Lisboa, enfermeira, e Cinthia Danielle dos Santos, assistente comunitária de saúde realizam o atendimento às famílias das comunidades do Marujá e Varadouro II, residentes da Vila do Ariri e população de Cananéia.

 



O acompanhamento de todo o processo foi fundamental para que os profissionais da RV Ímola entendessem a estrutura logística de medicamentos e vacinas – tanto a chegada à Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto as condições de refrigeração para armazenamento e posterior transporte até o local de aplicação. Já o time do Grupo Emba teve a oportunidade de avaliar, em campo, suas duas caixas térmicas especiais para transporte de insumos farmacêuticos termolábeis e secos: as caixas EmbaAdvanced Reverse e EmbaExpress. Reutilizáveis, ambos os produtos permitiram o transporte adequado das vacinas em múltiplos trajetos e para diversos destinos. Ao final, EmbaAdvanced Reverse mostrou-se mais adequada às necessidades da equipe da ESF III por conta de suas dimensões compactas, o que facilita o transporte por trilhas de até 1h20 no meio da mata atlântica.

Treinamento para não haver perda de vacinas

 Após o acompanhar o processo de vacinação, as profissionais Renata Curatolo, farmacêutica técnica do Grupo Emba, e Patrícia Marim, farmacêutica responsável da RV Ímola, realizaram o treinamento da equipe de Saúde da Família. Ao longo de 3 horas, ocorreram apresentações, debates, análises e proposição de soluções de fácil implantação pelos profissionais de saúde e da prefeitura. Tudo com o objetivo de sanar os problemas encontrados e reduzir ao máximo o risco de perda de vacinas – problema que ocorreu em diversas localidades durante o enfrentamento da pandemia no país.

Alguns dos temas abordados foram: armazenamento correto em freezers e geladeiras, cuidados no transporte, aferição da temperatura, regulamentações da ANVISA, importância de sistemas de fornecimento redundante de energia elétrica, preparação dos elementos refrigerantes para uso e como obter o melhor desempenho das caixas térmicas especiais EmbaAdvanced Reverse – montagem, desmontagem, higienização e cuidados.

Doações para a saúde da população

Ao final, houve, a doação de 1980 máscaras cirúrgicas para uso pelas equipes de saúde e distribuição às comunidades atendidas, 10 kits térmicos para transporte de insulina – que serão destinados às famílias de comunidades isoladas – e atualização do estoque de gelos rígidos com unidades de GelPharma. As empresas doarão, ainda, um freezer para realizar o congelamento dos gelos de forma correta e uma caixa térmica EmbaAdvanced Reverse – que está sendo desenvolvida especialmente as necessidades dos profissionais de Cananéia. Essas duas últimas doações acontecerão no mês de setembro.

Bom para todos

O resultado dessa ação social do Grupo Emba e RV Ímola já traz benefícios para todos os envolvidos. Taís Lisboa destacou as dificuldades enfrentadas hoje com o uso de caixas térmicas convencionais para o transporte de vacinas. Segundo ela, “A duração da caixa térmica atual é bem baixa e não possui um tempo de preservação da temperatura longo. Então, quando a gente sai para vacinar, a gente marca toda a vacinação para a parte da manhã para não correr o risco de perder vacinas, além de sair com uma quantidade pequena e contada. Com a caixa EmbaAdvanced eu vou ter a garantia que vou pôr minhas vacinas de manhã e no final da tarde elas estarão na temperatura esperada. E eu posso levar, também, uma quantidade maior com mais segurança.

Para o dr. Pablo Ribeiro “Esse projeto será um divisor de águas, tanto na nossa vida pessoal quanto na nossa vida profissional e eu agradeço a Deus por esta oportunidade que foi aberta pela Taís e através de vocês.”

O apoio da atual administração da prefeitura também merece destaque. Essa ação da iniciativa Juntos só foi possível graças ao apoio do Departamento de Saúde e Saneamento, representado pelo diretor Sr. Ivan Colaço Lisboa, que não só viabilizou a realização do projeto como participou do treinamento da equipe de saúde. Ao final, Ivan destacou a relevância desse projeto social voltado à saúde e salientou a importância da parceria entre empresas privadas e administração pública em busca do bem-estar da população, colocando-se à disposição para ações sociais futuras - não só através da iniciativa Juntos, mas de qualquer empresa que queira colaborar com o bem-estar dos habitantes de Cananéia.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »