19/08/2021 às 15h26min - Atualizada em 19/08/2021 às 15h26min

Pacheco pede a Fux que remarque reunião com Bolsonaro para ‘restabelecer diálogo’

Rodrigo Pacheco diz que pedidos de impeachment não podem ser banalizados; encontro havia sido cancelado após ataques do chefe do Executivo a ministros do Supremo

AB NOTICIAS NEWS
O Globo
Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reuniu-se ontem com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para debater o acirramento dos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Poder Judiciário e defendeu, após a saída do encontro, que fosse remarcada uma reunião de diálogo entre os Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário  —, que havia sido desmarcada por Fux após os ataques de Bolsonaro à Corte e às eleições. 

“Precisamos restabelecer a lógica do diálogo, que é um pilar da democracia. O mais importante é restabelecer o diálogo entre os Poderes”, afirmou o senador na saída da reunião, que ocorreu na sede do Supremo. 

O senador conversou com o presidente do Supremo por 45 minutos e disse que Fux se "colocou muito propenso" à ideia proposta por ele para que seja realizada uma nova reunião. Ainda não há data prevista para que a conversa aconteça. 

No início da sessão de julgamentos do STF, Fux informou aos demais ministros que, no encontro, Pacheco pediu para que a reunião seja remarcada, mas disse que o diálogo com os demais Poderes jamais foi suspenso. “Apesar do cancelamento da reunião, o diálogo entre os Poderes nunca foi interrompido. Como presidente do STF, eu continuo falando com todos os Poderes.” 

O encontro de ontem ocorreu em meio às declarações de Bolsonaro de que vai enviar ao Senado pedidos de impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. 

“É fundamental e muito importante que esse diálogo aconteça sistematicamente. Fiz um pedido para o ministro Luiz Fux para que possamos restabelecer esse diálogo inclusive com o Executivo. Havíamos estabelecido uma reunião entre os Poderes, eventualmente com o procurador-geral da República, que é importante que esteja no diálogo, e essa reunião acabou sendo cancelada. E é muito importante que se restabeleça esse contato”, afirmou Pacheco. 

Segundo Pacheco, tanto ele quanto Fux concordaram que "radicalismo e o extremismo são muito ruins para o Brasil e são capazes de derrotar a Democracia". 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia