19/07/2019 às 16h24min - Atualizada em 19/07/2019 às 22h29min

Lideranças da RE/MAX dão dicas para o sucesso na implantação de franquias internacionais no mercado imobiliário

Mike Reagan, VP Sênior de Desenvolvimento Global, e Peixoto Accyoli, Presidente e CEO para o Brasil, participaram de painel sobre máster franquias em Congresso da ABF

DINO
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Como implantar com sucesso uma franquia internacional no Brasil? Quais as vantagens desse tipo de empreendimento? E os desafios? A RE/MAX, rede que mais vende imóveis no mundo, participou de um debate sobre essas questões no Congresso Internacional de Franchising. O evento integrou a ABF Franchising Week 2019, realizada na última semana de junho pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Expo Center Norte, em São Paulo.

Ocorrido entre o final da manhã e o início da tarde do dia 27 de junho, o painel sobre Máster Franquias reuniu pares de negócios em operações de franchising - um representante da matriz internacional e uma liderança da operação brasileira. A RE/MAX participou do encontro com as presenças do americano Mike Reagan, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Global da companhia, e de Peixoto Accyoli, Presidente e CEO da RE/MAX Brasil. Também compuseram o painel Rodney Briggs e Arno Krug, da franquia canadense de escolas Maple Bear, e Joe Watson e Rodrigo Albuquerque, da franquia americana de pet shops Petland.

Quando Mike Reagan ingressou na RE/MAX, 29 anos atrás, a empresa atuava somente nos Estados Unidos e no Canadá. Desde então, a franquia expandiu-se de maneira impressionante. Hoje, está presente em 110 países, totalizando mais de 8.200 unidades franqueadas e 125 mil agentes imobiliários pelo mundo. "Uma vantagem óbvia da parceria com uma marca internacional é a garantia de qualidade", explicou Reagan. "A reputação já construída em outros mercados é um grande diferencial. Isso sem falar no know-how acumulado à disposição do máster franqueado".

Papel crítico

Em linhas básicas, o máster franqueado é o parceiro local e estratégico para expandir a atuação de uma franquia em determinado país ou região. Tal aliado geralmente é o responsável por subfranquear unidades de negócio, coordenando o desenvolvimento local do negócio. "Esse papel é crítico", ressaltou Peixoto Accyoli. "É preciso um alinhamento total de estratégias e de expectativas com a matriz. O relacionamento deve ser claro, objetivo e livre de desconfianças".

"Um novo mercado sempre guarda peculiaridades e dinâmicas próprias", ponderou Reagan. "Além disso, uma proposta inédita, como foi a da RE/MAX para o Brasil, depende de um esforço de promoção enorme. Esse é um desafio que depende fortemente da disposição e do trabalho do máster franqueado".

Os participantes do painel concordaram em um ponto: o candidato mais forte em termos financeiros nem sempre é o máster franqueado ideal. "A primeira qualidade que uma marca global deve procurar em um parceiro é o entusiasmo", comentou Reagan. "Já preterimos pretendentes poderosos em favor de aliados sem tanto renome, mas fascinados com o negócio e visceralmente determinados a acertar".

Accyoli acrescentou que essa lógica também é verdadeira no subfranqueamento. "Já vimos quebrar alguns franqueados em que apostávamos alto, enquanto outros em que não apostávamos tanto decolar. Tudo por causa do comprometimento, da entrega".

Momento oportuno

Os debatedores disseram não ter dúvida do potencial do mercado brasileiro para novas "importações" de negócios por meio do franchising. Números da ABF respaldam as projeções otimistas. No primeiro trimestre de 2019, as franquias registraram um faturamento de R$ 41,5 bilhões no Brasil, valor 7% superior ao obtido no primeiro trimestre de 2018. A previsão é de que o setor encerre o ano com uma receita de 8% a 10% maior que a do exercício anterior, e com 5% a mais de pessoas empregadas.

Sobre a RE/MAX Brasil

Líder do franchising imobiliário, a empresa americana RE/MAX integra a maior rede de franquias imobiliárias do mundo, vendendo um imóvel a cada 30 segundos, tendo mais de 8.200 mil unidades franqueadas e 125 mil corretores. Em 2013, foi listada na Bolsa de Nova York com uma captação de US$ 220 milhões no primeiro dia. O modelo de negócios foi erguido sob três fundamentos: máximo serviço para o cliente, máxima comissão para o corretor e máxima rentabilidade para o franqueado.

A RE/MAX atua no Brasil desde 2009, estando presente em 20 estados e no Distrito Federal com mais de 240 unidades, 36 máster franquias regionais e mais de 2.600 corretores associados. Oferece capacitação presencial e a distância por meio da Universidade RE/MAX e atua com a bandeira de alto luxo The RE/MAX Collection. Já recebeu seis Selos de Excelência ABF e é a única franchise imobiliária do país a conquistar cinco estrelas no Guia de Franquias 2017/2018 e 2018/2019 de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, tendo sido reconhecida também como membro do Top 25 do Franchising Brasileiro pelo Grupo Bittencourt e como uma das melhores franquias do mundo pelo Top 500 da Entrepreneur.

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