29/07/2021 às 16h37min - Atualizada em 29/07/2021 às 16h37min

Bayer reserva US$ 4,5 bilhões por risco judicial no caso Monsanto

AB NOTICIAS NEWS
Agência AFP
Reprodução/AFP
O grupo alemão Bayer, proprietário de Monsanto, anunciou nesta quinta-feira (29) que vai criar uma reserva adicional de 4,5 bilhões de dólares para enfrentar as possíveis consequências dos processos por glifosato na Justiça dos Estados Unidos.

Para antecipar uma possível decisão judicial desfavorável, o grupo informou em um comunicado que vai considerar a provisão de um montante bruto de 4,5 bilhões de dólares, antes de impostos, no segundo trimestre de 2021.

Desde a compra, em 2018, da empresa agroquímica americana Monsanto, produtora do herbicida Round'Up - acusado de ser cancerígeno -, a Bayer enfrenta vários processos nos Estados Unidos.

O anúncio ocorre depois que um juiz americano rejeitou em maio o plano proposto pela Bayer para tentar limitar o custo de futuras ações judiciais coletivas contra o Round'up.

O gigante alemão planejava reservar até 2 bilhões de dólares para enfrentar futuros processos, quantia considerada insuficiente por um juiz americano. Segundo ele, este valor não protege suficientemente os interesses das pessoas que usaram o Ronda'Up antes de fevereiro de 2021 e ainda não foram diagnosticadas com um linfoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático).

O caso voltou às mãos da Justiça dos EUA, e a Bayer explica que estabeleceu "dois cenários básicos". 

A primeira hipótese se baseia na obtenção de uma decisão favorável da Suprema Corte americana, resultado para o qual o grupo alemão considera ter "boas chances" e "argumentos sólidos".

Já uma decisão judicial desfavorável ao grupo significaria que a empresa "ativará seu próprio programa de gestão de reclamações", explicou o CEO da Bayer, Werner Baumann, em uma teleconferência nesta quinta-feira. Neste caso, a quantia de 4,5 bilhões de dólares já está reservada.

Uma decisão final está prevista para 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia