29/07/2021 às 16h27min - Atualizada em 29/07/2021 às 16h27min

Guatemaltecos bloqueiam estrada para pedir renúncia do presidente Giammattei

AB NOTICIAS NEWS
Agência AFP
Reprodução/AFP
Ao menos 20 trechos de estradas em vários pontos da Guatemala foram bloqueados nesta quinta-feira (29) por opositores para pedir a renúncia do presidente Alejandro Giammattei e da procuradora-geral Consuelo Porras, por supostos atos de corrupção.

A manifestação é "pela renúncia de Alejandro Giammattei pela incapacidade e a má administração do país", disse à AFP a guatemalteca Ana Pardo, que participa de um bloqueio em um lugar chamado Quatro Caminhos, 200 km ao oeste da capital.

"Sinceramente, vale à pena e viemos com tudo, não estão nos obrigando, nós viemos porque queremos que nosso país mude", afirmou.

Os protestos são pela suposta má gestão da pandemia de coronavírus pelo governante, um médico de profissão, mas também pela corrupção e pela falta de vacinas contra a covid-19. 

Já a procuradora-geral é criticada pela demissão do promotor anti-corrupção Juan Francisco Sandoval e por não investigar supostas ações suspeitas no Executivo.

Na terça-feira, o presidente anunciou a negociação para comprar imunizantes das empresas americanas Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer, após cancelar a compra com a Rússia de metade das 16 milhões de doses da vacina Sputnik V, devido ao atraso na entrega.

A negociação com a Rússia gerou críticas ao presidente devido ao sigilo do acordo, no qual pagou 79,6 milhões de dólares ao Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF) por oito milhões de doses da Sputnik V. No entanto, até o momento ele recebeu apenas 550.000.

A Guatemala acumula mais de 355.000 casos e mais de 10.000 mortes por covid desde o início da pandemia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia