29/07/2021 às 16h15min - Atualizada em 29/07/2021 às 16h15min

MEC abre inscrições para o Fies 2021; veja o passo a passo

Programa concede financiamento a alunos em cursos superiores não gratuitos. Veja como participar e como recuperar senha

AB NOTICIAS NEWS
R7
CECÍLIA BASTOS/USP IMAGENS

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2021 iniciam nesta terça-feira (27). Os estudantes interessados deverão realizar a inscrição através da página eletrônica até a próxima sexta-feira (30). Confira abaixo o passo a passo para fazer a inscrição.

O programa do MEC (Ministério da Educação) concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

 

Confira o passo a passo para fazer a inscrição no Fies 2021/2

Acesse a página eletrônica do Fies. Em seguida clique em "Acesse minha inscrição". Nesta etapa o participante deverá possuir o cadastro no gov.br. Caso ainda não tenha, siga os próximos passos:

1) Retorne a página inicial do Fies e clique em "entrar com gov.br", depois em "sua conta" para realizar o cadastro. Digite o CPF, nome completo, telefone e e-mail do candidato. Aceite o termo e continue para a próxima tela;

2) Valide os dados respondendo o questionario solicitado;

3) Valide o cadastro escolhendo a opção email ou SMS e em seguida cadastre uma senha e conclua a etapa no gov.br;

 
Saiba o passo a passo do Fies

Saiba o passo a passo do Fies

 

Retorne para a página do Fies.

1) Clique em "entrar com gov.br". Faça o seu login utilizando o CPF e a senha cadastrada.

2) A próxima tela apresentada será o sistema do Fies. Preencha os dados pessoas nesta primeira etapa e responda o questionário. Finalize e clique em gravar e continuar.

3) Na segunda etapa, responda a sessão "grupo familiar". Em seguida o candidato deverá escolher até três opções de curso para financiamento no "grupo de preferência". A busca poderá ser realizada por estado/município e curso ou também informando o nome da instituição.

Caso deixe está opção em branco, o sistema lhe retornara com todas as opções de instituições possíveis no curso pretendido. Escolha a instituição e curso e clique em gravar. Para a escolha da segunda opção de curso basta seguir o mesmo procedimento. Caso queira alterar o curso, poderá clicar em "grupo de preferência" novamente.

Lembre-se, caso já esteja estudando, deverá informar quantos semestres concluiu, ou se for iniciar o curso, marque a opção zero.

Como recuperar senha

Caso o participante não lembre a senha para acesso ao cadastro, deverá realizar os seguintes procedimentos para recuperação de senha.

1) Acesso o portal do Fies e clique na opção "esqueci senha". Insira o CPF e continue. Na próxima tela, será apresentada três opções para recuperação da senha (e-mail, SMS e internet Banking). Caso não possua acesso a nenhuma das opções fornecidas, retorne a página inicial do Fies e clique em "dúvidas frequentes".

2) Localize o tópico "recuperação de acesso a conta". Clique no link "não tenho mais acesso ao meu e-mail pessoal". Leia atentamente as orientações na página.

3) Será solicitado uma fotografia (selfie) com o documento pessoal e também uma imagem digitalizada do documento. Os arquivos não poderão ultrapassar o tamanho de 15MB.

4) Clique em "como podemos te ajudar", informe o nome completo, CPF, e-mail, telefone e descreva o motivo da solicitação no campo abaixo.

5) Anexe a foto e a digitalização do documento pessoal e clique em enviar. O retorno da solicitação ocorrerá através do e-mail informado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia