29/07/2021 às 16h15min - Atualizada em 29/07/2021 às 16h15min

Assassinatos de albinos cresceram na pandemia, revela fonte da ONU

Crianças foram as principais vítimas dos ataques que tiveram como motivação superstições para atrair boa sorte e riqueza

AB NOTICIAS NEWS
AFP
EFE/DAI KUROKAWA

Os assassinatos de albinos aumentaram durante a pandemia de covid-19, afirmou nesta quinta-feira (29), a especialista independente das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com albinismo.

Houve um "notável aumento dos casos denunciados de pessoas com albinismo assassinadas ou atacadas devido à crença de que o uso de suas partes corporais em poções 'mágicas' para trazer boa sorte e riqueza", disse Ikponwosa Ero.

"Tragicamente, a maioria das vítimas foram crianças", afirmou a especialista, acrescentando que o aumento da pobreza devido à pandemia levou muitas pessoas a recorrerem à bruxaria. Os especialistas da ONU informam suas conclusões ao órgão mundial, mas não o representam.

O albinismo é uma condição rara, geneticamente herdada e independente de etnia ou gênero. Geralmente causa a falta de pigmentação de melanina no cabelo, pele e nos olhos, causando vulnerabilidade à exposição ao sol.

A aparência física das pessoas com albinismo é frequentemente alvo de crenças equivocadas e mitos influenciados pela superstição, que fomentam sua marginalização e exclusão social, segundo a ONU.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia