29/07/2021 às 13h36min - Atualizada em 29/07/2021 às 15h40min

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular oficializa o mês de agosto para a conscientização da saúde vascular

Campanha terá foco na comunicação digital, com conteúdos disponibilizados nas redes sociais da SBACV e nos principais portais do país. Filme será protagonizado pela atriz Cláudia Raia

SALA DA NOTÍCIA Way Comunicações

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lança, no mês de agosto, a campanha Azul e Vermelho, que busca conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. O mês foi escolhido por também ser comemorado o Dia do Cirurgião Vascular, no dia 15 de agosto.

As doenças vasculares, como Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença Carotídea, Pé Diabético, Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e Varizes, necessitam de monitoramento constante para que não evoluam para um problema que leve ao afastamento definitivo do trabalho, perda de membro ou à morte, e serão abordadas durante o mês.

A campanha inicialmente terá foco na comunicação digital. Os principais alertas serão divulgados em um filme protagonizado pela atriz Claudia Raia, que será a embaixadora da campanha. Diversas outras personalidades voluntárias, como Catarina Abdalla, Dira Paes, Henri Castelli, Juliana Alves, Leona Cavalli, Marcos Pasquim, Mouhamedh, Suzy Rêgo, Wolf Maya e Caco Ciocler, também divulgarão informações em suas redes sociais, a fim de engajar a população para a realização de consultas e exames de rotina, bem como hábitos de vida saudáveis.


Nesta ação, as celebridades estarão vestidas com as cores da campanha, que foram escolhidas por representarem, em livros médicos, as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho. Elas também divulgarão o gesto oficial da campanha que é a letra V (Vascular e Valorize a Vida), com os dedos pintados nas cores mencionadas.

Haverá divulgação semanal dos conteúdos, por meio de posts e vídeos nas redes sociais: Facebook; InstagramYouTube; e LinkedIn, e nos principais portais do país, e lives com o lançamento da campanha e com temas como Colesterol, Nutrição, Insuficiência Venosa, Trombose, entre outras ações que estão previstas para que a população seja orientada a prevenir e cuidar da sua saúde vascular.

As recomendações mais importantes são: sair do sedentarismo; parar de fumar; melhorar a alimentação; fazer ginástica e fortalecer a panturrilha; usar meias elásticas; e manter um peso equilibrado. E, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista vascular.

“O Agosto Azul e Vermelho será uma excelente oportunidade de falarmos sobre saúde vascular, fornecer informações de qualidade para as pessoas conhecerem melhor os problemas circulatórios. Não deixe ‘você’ para depois. Vamos fazer o Agosto Azul e Vermelho um marco de ação pela sua saúde vascular”, diz o presidente da SBACV, Dr. Bruno Naves.

A campanha conta com o patrocínio das empresas Bayer, Becel ProActiv, Servier e Kendall.
 
Dados
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, estima-se que anualmente, no ocidente, existem 10 milhões de casos de Tromboembolismo Venoso (TEV) com uma morte a cada 37 segundos. No Brasil, os dados são subestimados em 120 mil TEVs ao ano.

O artigo publicado na Elsevier sobre Cirurgia Vascular no Brasil (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1078588421005293?dgcid=author), aponta que a Insuficiência Venosa Crônica (IVC) ocorre em até 50% da população. E em 2019, foram realizados quase 75 mil procedimentos de varizes no SUS.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »