28/07/2021 às 17h37min - Atualizada em 28/07/2021 às 17h37min

Catedral de Tlaxcala, pioneira da evangelização, é declarada Patrimônio Mundial

AB NOTICIAS NEWS
Agência AFP
Reprodução/AFP
O convento e catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Tlaxcala, marco da evangelização e laboratório da sociedade colonial que deu origem ao atual México, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco nesta terça-feira(27).

O complexo, construído por missionários franciscanos e indígenas em 1526, foi o primeiro de seu tipo na nascente Nova Espanha, anos antes da conquista do império Inca na América do Sul. 

A sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial foi anunciada pela Unesco no âmbito da 44ª reunião da comissão encarregada de analisar as candidaturas a esta prestigiada lista que se realiza virtualmente a partir de Fuzhou (China). 

A arquitetura do sítio de Tlaxcala, que sintetiza uma série de influências estilísticas e técnicas testadas pela primeira vez, atesta "uma troca considerável de valores humanos" e o torna um elemento "representativo" de um período-chave da história do México e América Hispânica, dois critérios exigidos pela Unesco.

“O México é uma potência cultural, um lugar que se distingue pela diversidade de seu patrimônio vivo, seu patrimônio imaterial, construído e biológico. É um orgulho para o México que mais um bem esteja inscrito nesta lista”, disse da catedral Alejandra Frausto, secretária da Cultura. 

Sua construção representa "um dos grandes momentos da história universal porque transforma totalmente a visão de mundo concebida até então”, disse José de la Rosa, diretor do Instituto Nacional de Antropologia e História de Tlaxcala. 

Pioneiro da arte e da arquitetura hispano-americana, o monumento é um dos 15 edifícios que missionários franciscanos, dominicanos e agostinianos construíram há cinco séculos na encosta do vulcão Popocatépetl e que foi um pilar da colonização dos territórios da Nova Espanha. 

Quatorze deles estão na lista do patrimônio da Unesco desde 1994, então a inclusão da catedral de Tlaxcala repara uma antiga omissão.

- "Ensaio espiritual" -

A Nossa Senhora da Assunção “serviu de ensaio espiritual, político, arquitetônico e estético, para iniciar a expansão evangelizadora e construtiva” da nascente Nova Espanha, destacou a Secretaria de Cultura. 

Muitos mosteiros construídos posteriormente são versões aperfeiçoadas do de Tlaxcala e foram o eixo para reorganizar a paisagem, administrar recursos e introduzir novos elementos socioculturais que se fundiram com os existentes em um novo modelo social. 

Seu sincretismo e originalidade refletiam-se em elementos como a torre anexa, ou seja, separada do templo, e seu átrio aberto em contraste com os cercados e protegidos dos demais templos da época.

Também se destaca pelo seu forro em caixotões de madeira, que lembra fortemente o estilo mudéjar, prova do longo domínio muçulmano que marcou a história da Espanha e também se refletiu no México. 

O projeto arquitetônico, a sua decoração, o claustro e os quartos, assim como um registro pictórico que ainda sobrevive, demonstram a sabedoria dos indígenas que participaram na sua construção e nas suas soluções estéticas. 

Os especialistas citados pela Secretaria destacam ainda o seu “alto grau de autenticidade” no design, materiais e elementos decorativos, além do fato do templo manter as suas funções originais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia