28/07/2021 às 14h15min - Atualizada em 28/07/2021 às 14h15min

Preço do aluguel comercial em Salvador cresce 2,26% no 1º semestre de 2021

O preço médio de venda dos imóveis do segmento também avançou 0,64%

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Depois de um ano e meio em baixa devido à pandemia, vários negócios têm conseguido retomar o fôlego nesses últimos meses e expandir sua oferta. Segundo dados divulgados ontem (27) pelo Índice FipeZap Comercial, que monitora o preço dos anúncios em 10 grandes cidades do país, o preço médio de locação de imóveis comerciais em Salvador avançou 2,26% no primeiro semestre de 2021 (levantamento com base em anúncios da internet é feito com imóveis de até 200 metros quadrados). Conforme a pesquisa, a capital baiana só ficou atrás de Curitiba (PR) que registrou elevação no preço nos primeiros seis meses do ano de 5,03%. No mesmo período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que inclui segmentos como o da alimentação, teve elevação de 3,77%, e o IGP-M, que abrange setores como materias de construção e câmbio, variou 15,08%.

“A análise é basicamente em valorização do metro quadrado. No entanto, eu não acredito que esse avanço de 2,26% seja por causa da demanda. Algum outro fator estar impactando nesse avanço. Eu milito no mercado imobiliário há muito tempo e não vejo, principalmente nesse momento de pandemia no qual as pessoas estão tendo dificuldades, esse aquecimento ainda no setor comercial [em Salvador] para justificar valorização, mesmo que pequena, no setor”, questionou o presidente do Sindicato de Habitação da Bahia (Secovi-Ba), Kelsor Fernandes. Perguntado sobre quais bairros tinham o metro quadrado mais caro na cidade, Kelsor indicou dois: Barra e Pituba. “Comercialmente isso varia muito da localização do imóvel no bairro. Por exemplo, você pode ter um imóvel idêntico no Costa Azul ou na Pituba e ter preços totalmente diferentes. Mas em termos de bairros os locais mais caros, com toda certeza, são Barra e Pituba”, assegurou. 

Na mesma linha do presidente do Secovi, o sócio diretor da Novanna Solucões Imobiliárias, Noel Silva, afirmou que o avanço registrado na pesquisa é tímido e que é natural depois de uma queda devido à pandemia o setor registrar uma recuperação. “O que aconteceu com o mercado de aluguel comercial foi que durante a fase mais grave da pandemia os valores caíram muito. Então, é natural que depois de uma queda muito forte haja uma recuperação. E acho até tímida essa recuperação”, comentou lembrando que nos meses de maio e junho a variação foi negativa. Em maio, o preço de locação registrou ligeira queda de -0,40% e em junho registrou -0,35%. 

Ainda segundo o Índice FipeZap Comercial, o valor médio do metro quadrado de imóveis anunciados em Salvador foi de R$ 5.355, no caso de imóveis comerciais anunciados para venda, e de R$ 33,79, entre aqueles destinados para locação. Na variação anual, nos últimos 12 meses, individualmente, o aumento do preço médio de venda comercial na capital baiana foi de 0,76%. Nessa comparação Salvador também fica em segundo lugar entre as 10 cidades, perdendo apenas para Campinas (2,08%). Já a variação do preço de locação foi de 1,54% no acumulado em um ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia