23/07/2021 às 16h21min - Atualizada em 23/07/2021 às 16h21min

Deportação e trabalho escravo: governo e Exército tornam política migratória um desastre humanitário

Enquanto o país vivia a maior crise sanitária em um século, Bolsonaro passa a “boiada” nas políticas migratórias, com ajuda dos militares.

AB NOTICIAS NEWS
The Intercept Brasil
Sérgio Lima/AFP via Getty Images

HÁ QUEM AINDA ACREDITE na fábula do Brasil como um país acolhedor de migrantes. Se é certo que o país possui longa tradição de políticas seletivas de acolhimento da migração branca, que variam conforme os interesses político-econômicos de cada época, a atual crise deixou clara a estreita relação da política migratória ao modus operandis do racismo de estado herdado de um regime escravocrata e colonial que constitui a identidade de um país erguido sobre o extermínio de populações pretas e indígenas.

Embora a geopolítica racista de criminalização de imigrantes e refugiados seja parte da trágica tendência do capitalismo neoliberal, que almeja a migração sem nenhum direito, chama atenção a forma como se manifesta o controle migratório no governo Bolsonaro. Na esteira dos impactos da crise global de 2008 no Brasil, a socióloga Patrícia Villen já alertava: “É nos momentos de crise – aliás, já anunciada como uma certeza histórica para os próximos anos no país – que a verdade da imigração se revela”.

Para ver matéria completa acesse o link:
https://theintercept.com/2021/07/23/deportacao-trabalho-escravo-governo-exercito-migrantes-desastre-humanitario/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia