O instituto Paraná Pesquisa divulgou nesta terça-feira (20), a pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, durante os dias 15 a 19 de julho, por telefone com 2033 habitantes, de16 anos ou mais em 26 Estados e o Distrito Federal. A pesquisa visava saber se o fato de um candidato a Presidente da República ser gay, aumentaria, diminuiria ou não altera a vontade de votar nele. O resultado é de que 75,9% não altera, para 13,7% diminui a vontade de eleger o candidato, para 5,8% dos entrevistados aumenta a chance e 4,6% não sabe ou não opinou.
Nos dados obtidos, os destaques vão para o público de 16 a 24 anos que é o quesito onde os entrevistados se sentem mais motivados a eleger um candidato gay, com 10,4%. Já para 82% do público de 25 a 34 anos, a opção sexual do candidato não altera seu voto. Ainda sobre idade, 21,4% do público com 60 anos ou mais, a declaração diminui a intenção de voto. O público também obteve maior porcentagem no quesito não sabe ou não opinou com 8,1%