13/07/2021 às 16h55min - Atualizada em 13/07/2021 às 16h55min

Assaltos e roubos a ônibus registram redução de 11% em Salvador

Além da queda no número de roubos, houve também aumento na quantidade de pessoas presas por roubo de coletivo

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Assaltos e roubos a coletivos registraram uma redução de 11% em Salvador. Conforme a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), entre os dias 10 de junho e 8 julho, foram registrados 48 roubos a ônibus na capital baiana, seis a menos do que no período de 13 de maio a 9 de junho, em que foram catalogados 54 crimes aos coletivos.

A redução das infrações vem sendo analisada pela Operação Septem, que foi lançada no dia 10 de junho, pela PM a fim de auxiliar a Gêmeos no enfrentamento a crimes nos ônibus. 

“A Operação Gêmeos já existe e é a unidade da Policia Militar especializada no combate a roubos de coletivos. Apesar dela ter apreendido 24 armas de fogo, 26 armas brancas, 26 simulacros e realizado a prisão de mais de 115 indivíduos só esse ano, nós percebemos que, ainda assim, esse era um tipo de crime de grande ocorrência na capital. Por isso, lançamos a operação Septem”, explica a major Flavia Barreto. 

Para realizar a operação, os policiais utilizam um serviço de inteligência para fazer o monitoramento das ocorrências. A partir dos locais e horários de mais incidência do crime, os agentes de segurança, devidamente identificados fazem abordagens em alguns pontos de ônibus de Salvador e Região Metropolitana (RMS). “Esses pontos não são fixos. Nós alternamos de acordo com a mudança dos locais de crime”, revela a major.  

As ações são coordenadas pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) e tem a participação de outras unidades de segurança, bem como o Esquadrão Águia, Batalhão de Choque e Esquadrão de Polícia Montada. A major Flavia Barreto reforça a importância da denúncia para este tipo de crime. "É importantíssimo que as pessoas que passem por esse tipo de crime, a gente sabe que fica abalada emocionalmente, mas que realizem registro para que nós realmente possamos ter esses dados e assim poder aplicar nosso policiamento”, afirmou. 

Além da queda no número de roubos, houve também aumento na quantidade de pessoas presas por roubo de coletivo. De acordo com a PM, entre o dia 13 de maio e 9 de junho, apenas cinco pessoas foram presas. Já durante a operação Septem, 15 pessoas já foram detidas.  

A major, ainda reitera que o intuito da ação é zerar a quantidade de crimes nos coletivos. “Nós trabalhamos com o nosso serviço de inteligência monitorando não só os crimes aos ônibus, mas todos os outros. E vamos sempre lançar operações para intensificar o policiamento nos crimes que estão com maior incidência. No caso dos ônibus, já temos uma redução de 11% de roubos desde o lançamento da operação, em apenas um mês. Nós percebemos que já está dando resultado e vamos continuar até que esse crime chegue próximo a zerar, o que é o nosso objetivo”, disse a major Flavia Barreto. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia