30/06/2021 às 12h18min - Atualizada em 30/06/2021 às 12h18min

Volvo, Google e NVIDIA anunciam sistema operacional para carros

AB NOTICIAS NEWS
Tecmundo
Reprodução

A Volvo anunciou, nesta quarta-feira (30), que fez uma parceria com o Google e a NVIDIA para desenvolver um sistema operacional que será utilizado nos carros elétricos da marca. O VolvoCars.OS incorpora softwares como o Android Automotive OS, QNX, AUTOSAR e Linux.

De acordo com a fabricante sueca, a próxima geração de modelos de veículos será equipada com a tecnologia, incluindo o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro SUV 100% elétrico da companhia.

O VolvoCars.OS tem uma variedade de APIs e fornece aos desenvolvedores acesso a recursos do carro como dados do sensor e da frota, interfaces de usuários e ferramentas baseadas em cloud.

VolvoCars.OS

VolvoCars.OS

“O Google é um verdadeiro líder em experiência do usuário e serviços, do Google Maps ao Google Assistant, enquanto a NVIDIA nos dá acesso a alguns dos melhores e mais rápidos computadores disponíveis. Esta abordagem de parcerias estratégicas selecionadas é muito mais eficaz do que tentar fazer tudo por conta própria”, explicou Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car.

O executivo pontuou que esse modelo de desenvolvimento de softwares aumenta a velocidade do trabalho e faz com que os carros da marca consigam melhorar de maneira mais veloz ao longo do tempo com as atualizações.

Novo sistema proprietário

A Volvo também disse que está centralizando a computação dos carros em um novo sistema proprietário, que será introduzido pela primeira vez em um novo modelo que será revelado no ano que vem.

A plataforma integrada combina três computadores principais que têm visão operacional, inteligência artificial, computação geral e infoentretenimento.

VolvoCars.OS

VolvoCars.OS

A NVIDIA e o Google também estão auxiliando a fabricante neste trabalho. Enquanto a primeira empresa está trabalhando nos sistemas principais, a segunda é uma parceira no codesenvolvimento dos sistemas de infoentretenimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia