11/06/2021 às 15h56min - Atualizada em 11/06/2021 às 15h56min

Câmera da Nasa registra imagens de rover chinês em Marte

O Zhurongover faz parte da missão Tianwen-1 e está em solo marciano desde 14 de maio

AB NOTICIAS NEWS
Tecmundo
NASA

A Nasa, a agência espacial norte-americana, conseguiu tirar duas fotos do rover chinês Zhurong. As imagens foram capturadas pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), que desde 2005 viaja a bordo da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).

Em uma das imagens, é possível visualizar o Zhurong e o módulo de pouso na área de Utopia Planitia, uma região de solo liso e quase sem rochas, onde o veículo pousou. Na outra, quase idêntica a primeira, vê-se também o paraquedas.

Nesta foto, vê-se também o paraquedas

Nesta foto, vê-se também o paraquedas

O rover faz parte da missão Tianwen-1, considerada por astrônomos a mais ousada de todos os tempos. O objetivo era não apenas orbitar o planeta vermelho, como também pousar e explorar sua superfície.

Zhurong chegou à órbita de Marte em 10 de fevereiro e ficou por lá até o último dia 14 de maio, quando, enfim, realizou com sucesso uma rápida descida de sete minutos até o solo marciano. O feito tornou a China o terceiro país a conseguir tal proeza, atrás apenas da União Soviética, com o Mars 3, em 1971, e os Estados Unidos, com a Viking 2, em 1976.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia