11/06/2021 às 15h27min - Atualizada em 11/06/2021 às 15h27min

Lula comemora vitória do candidato de esquerda Pedro Castillo nas eleições do Peru

Com 100% das urnas apuradas, Pedro Castilho aparece com 50,19% dos votos, contra 49,8% de Keiko Fujimore, que contesta o resultado . Para Lula, o resultado é "simbólico"

AB NOTICIAS NEWS
O Povo
ERNESTO BENAVIDES / AFP

O ex-presidente Lula (PT) parabenizou o candidato de esquerda nas eleições presidenciais do Peru, Pedro Castillo, em postagem nas redes sociais. O petista afirma que o resultado da disputa, que aponta vitória de Castillo, é simbólico e representa "avanço na luta popular" da América Latina.

"Quero parabenizar Pedro Castillo pela importante vitória no Peru e saudar o povo peruano pelas eleições livres e democráticas. O resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina", escreveu Lula.

 

No Peru, Pedro Castillo teve uma disputa acirrada contra a populista de direita Keiko Fujimori. O resultado oficial ainda foi proclamado, mas Castillo já comemora, contando com vantagem na apuração que já contabiliza 100% das urnas. O representante da esquerda conta com quase 70 mil votos a mais que sua rival. Ela contesta o resultado e pediu recontagem em algumas localidades. 

O último relatório do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) indica que Castillo recebeu 50,204% dos votos (8.791.778 sufrágios válidos), enquanto a conservadora Fujimori obteve 49,796% (8.663.684). O resultado não favorece uma virada de Fujimori e ela pede anulação dos 200 mil votos.

Nesta quarta-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também comentou as eleições peruanas e afirmou que Castillo seria mais um "cara do Foro de São Paulo" a assumir um país sul-americano. "Perdemos agora o Peru", lamentou.

Outras lideranças sul-americanas também se manifestaram. O ex-presidente boliviano Evo Morales comemorou a possível vitória de Castillo. "Muitas felicidades por essa vitória, que é a vitória do povo peruano, mas também do povo latino-americano que quer viver com justiça social!", disse. O presidente da Argentina Alberto Fernandez também se anima com a possibilidade. "Amamos muito o povo peruano e se o presidente Castillo for eleito pode esperar que eu ligue hoje para dar os parabéns e me colocar à sua disposição para trabalhar com ele", declarou.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia