11/06/2021 às 12h20min - Atualizada em 11/06/2021 às 12h20min

Problema técnico na B3 (B3SA3) afeta posições e saldos

AB NOTICIAS NEWS
Suno Notícias
Divulgação

B3 (B3SA3) identificou problemas técnicos em sua área de tecnologia durante a madrugada desta sexta-feira (11), o que acarretou atraso na reconciliação de posições realizadas ontem.

Os problemas afetaram as posições e saldos de pessoas físicas e fundos de investimento, não refletindo em tempo real as operações realizadas em Bolsa na véspera. A área técnica das corretoras atingidas passou as últimas horas em contato com a TI da B3 procurando corrigir os erros.

Bradesco, XP, BTG Pactual e UBS são algumas das corretoras que identificaram os problemas, que afetam tanto contratos de mini índice e mini dólar na BM&F, como as posições de equity na B3.

Em nota, a B3 disse que “registrou problemas nos sistemas que fazem a integração entre suas plataformas de Negociação e a Clearing”, o que “gerou impacto para os participantes do mercado decorrentes de atrasos nos procedimentos de pós-negociação“.

A empresa disse que segue monitorando o incidente e “continuará trabalhando nas rotinas realizadas após o encerramento do horário normal de negociação dos mercados da última quinta-feira (10)”.

Concorrência da B3 batendo à porta

Ao autorizar a Mark 2 Market a atuar como central depositária de recebíveis do agronegócio, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu a caminho para que a B3, hoje monopolista no mercado brasileiro de Bolsa, ganhe concorrentes.

A empresa acredita que, com uma estrutura de depósito e liquidação de títulos bem desenvolvida, poderá vir a prestar serviços a uma potencial Bolsa concorrente da B3 — uma antiga demanda dos participantes do mercado.

Em pouco mais de uma semana, a empresa B3 encolheu R$ 8 bilhões em valor de mercado, resultado de uma queda de quase 10% das ações nos últimos 30 dias, enquanto o Ibovespa renovava máximas históricas.

Os últimos dias também foram marcados pelos rumores de que a XP poderia fazer frente à B3 com uma nova Bolsa, em função da sua capilaridade no mercado de capitais local. Após a saída de José de Menezes Berenguer, presidente do Banco XP, do conselho da B3, a corretora disse que estava montando uma plataforma de criptomoedas, mas o mercado ficou com a sensação de que há mais do que isso por trás das câmeras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia