10/06/2021 às 13h56min - Atualizada em 10/06/2021 às 13h56min

Android permitirá que rivais do Google virem o buscador padrão

AB NOTICIAS NEWS
Tecmundo
Reprodução

O Google anunciou uma nova medida na configuração de novos dispositivos Android. A alteração, entretanto, é válida apenas para a Europa — região que aplicou uma multa recorde contra a empresa em 2018 por práticas consideradas anticompetitivas de mercado.

A alteração diz respeito à "Choice Screen", ou "Tela de Escolha", uma janela de personalização de quem ativa um smartphone pela primeira vez.

Nela, o usuário pode escolher qual será o mecanismo de busca padrão da caixa de texto exibida no dispositivo, selecionando entre Google e concorrentes como Bing, Yahoo e DuckDuckGo.

A tela de seleção com ofertas de buscadores: antes, só aparecia quem pagava.

A tela de seleção com ofertas de buscadores: antes, só aparecia quem pagava.

A

A diferença, entretanto, é que até agora essas rivais só podiam aparecer na lista mediante o pagamento de uma taxa, que era definida em forma de leilão e com apenas os maiores lances resultando na inclusão dos nomes.

O valor foi eliminado de forma espontânea pela empresa e após várias conversas com órgãos reguladores, sendo que a gigante prometeu ainda aumentar a oferta de buscadores disponíveis. As medidas começam a valer a partir de setembro e, por enquanto, seguem restritas ao mercado europeu.

Recentemente, o Google foi novamente multado no continente, desta vez pela Autoridade de Concorrência da França por "abuso de liderança em práticas publicitárias".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia