10/06/2021 às 13h10min - Atualizada em 10/06/2021 às 13h10min

Cármen Lúcia: ação de metalúrgicos contra Copa América é ilegítima

Ministra do STF entende que apenas confederações sindicais são legitimadas para propor ações de controle abstrato

AB NOTICIAS NEWS
R7
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), classificou como ilegítima a ação movida pela CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) contra a realização da Copa América no Brasil.

O voto foi acompanhado pelo dos ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, que apresentou algumas ressalvas ao parecer de Carmén Lúcia.

De acordo com Cármen Lúcia, apenas confederações sindicais são legitimadas para propor ações de controle abstrato, e desde que haja estreita relação entre o objeto da ação e os direitos da classe representados pela entidade.

"Não se comprova interesse jurídico direto e imediato a ser defendido, de forma especial e voltado ao interesse daquela nobre categoria, a caracterizar a legitimidade constitucional da entidade para o ajuizamento da presente ação", escreveu a ministra.

Para Cármen Lúcia, não foi demonstrada pela entidade uma correlação entre as finalidades buscadas e o ato impugnado que possibilitasse o "reconhecimento da legitimidade ativa da autora para a propositura da presente arguição".  "Não há fundamento jurídico a autorizar o seu regular seguimento neste Supremo Tribunal Federal", aponta ela.

Em outra ação que tramita na Corte, o ministro Ricardo Lewandowski já se manifestou a favor da realização da Copa América no Brasil. Relator da ação, ele apenas cobrou um plano para a realização do evento em território nacional. O julgamento será encerrado ainda nesta quinta-feira (10).

Marcada para começar no próximo domingo (13), às 18h, com a partida entre Brasil e Venezuela, a realização da Copa América no Brasil é alvo de críticas devido ao elevado número de casos e mortes em função da covid-19 no país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia