08/06/2021 às 16h47min - Atualizada em 08/06/2021 às 16h47min

Covid-19: mais de 2 milhões de brasileiros acima de 70 anos não voltaram para tomar segunda dose da vacina

AB NOTICIAS NEWS
Aratu On
Reprodução

Cerca de 2,6 milhões de brasileiros com mais de 70 anos não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, portanto, não concluíram a imunização. Os dados foram extraídos do sistema de informações do Ministério da Saúde (DataSUS).

De acordo com o sistema, 3,6 milhões de brasileiros com mais de 70 anos - ou seja, que fazem parte do público-alvo da vacinação - não estão completamente imunizados. Isso porque, além dos 2,6 milhões que não completaram a imunização, cerca de um milhão de pessoas não tomaram nem a primeira dose.

Conforme o jornal Folha de S.Paulo e a estimativa populacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, há 13,5 milhões de pessoas no Brasil com mais de 70 anos. Os idosos estão entre os primeiros grupos prioritários da vacinação contra o novo coronavírus e apresentam maior risco de desenvolver sintomas graves da doença.

Os piores cenários do país estão nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina. Segundo a Folha, esses locais não atingiram 90% da população nessa faixa etária nem com a primeira dose. No Acre, 92% da população acima de 70 anos foi vacinada com a primeira, porém menos da metade (49,4%, voltou para tomar a segunda. 

Entre os idosos vacinados, oito em cada dez receberam a vacina CoronaVac/Instituto Butantan, que possui intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. O restante foi imunizado com a vacina de Oxford/Astrazeneca, que tem três meses de intervalo entre as duas aplicações. Aqueles vacinados com o imunizante da Pfizer, nessa faixa etária, não chegavam a 0,1% do total, até o dia 30 de maio. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia