27/06/2019 às 14h25min - Atualizada em 28/06/2019 às 23h21min

O que é preciso para implementar a cultura de privacidade de dados em uma empresa?

Com diversos perigos presentes no mundo virtual, é preciso capacitar colaboradores e oferecer soluções simples

DINO
http://www.strongsecurity.com


Segundo dados fornecidos pela Kaspersky Lab, no ano de 2018 foram identificados mais de 350 mil vírus por dia nos computadores de todo o mundo. Além disso, a empresa afirma que houve aumento de 43% para transmissão por meio de ransomware e 44% por meio de backdoors, utilizados para obtenção de acesso remoto aos computadores de terceiros.

O número assustador demonstra uma realidade fragilizada quando o assunto é segurança: é possível sofrer ataques quando menos se espera. O pior é que tudo acontece a um clique de distância. Embora ataques a dados sejam negativos em relação a documentos pessoais, pode ser ainda pior quando se trata de informações de uma corporação.

Para Dario Caraponale, sócio-fundador da Strong Security Brasil, empresa especializada na capacitação e disseminação de segurança da informação, para que dados estejam totalmente protegidos é preciso tomar diferentes atitudes, entre elas, está a implementação da cultura de segurança nas corporações. "É preciso tomar muito cuidado. Uma empresa precisa adotar a causa da segurança e replicá-la para seus funcionários de maneira ativa", aconselha.

Engajamento

Na hora de trazer o hábito da cultura para dentro de uma organização, vale tudo: desde campanhas, até a capacitação de profissionais da base. "De modo geral, é preciso dar dicas básicas e que podem ser seguidas por todos. É importante reforçar que não se deve clicar em links que possuem envio desconhecido e até mesmo acessar o e-mail, drive ou rede por computadores que não são corporativos, pois os mesmos podem estar desprotegidos", aponta o especialista. "Além disso, é importante também não compartilhar informações internas com desconhecidos, pois o seu uso pode ser malicioso", complementa Dario.

Em um segundo momento, onde existe a capacitação de funcionários especializados, é importante contar com consultoria de empresas especializadas no assunto para que tudo seja desenhado e compreendido de maneira correta. Muitas vezes, terceirizar esse serviço também é uma boa solução.

Com anos de experiência no mercado de segurança da informação, a Strong Security atua oferecendo cursos capacitantes e soluções que previnem e retém possíveis ataques. Saiba mais: www.strongsecurity.com



Website: http://www.strongsecurity.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »