27/06/2019 às 15h34min - Atualizada em 28/06/2019 às 23h19min

Consultoria desenvolve solução para atender novo paradigma do compliance: atendimento aos requerimentos e otimização da excelência operacional

RSM Brasil ACAL lança ‘Casa da Integridade’ para auxiliar empresas de todos os portes

DINO
https://www.casadaintegridade.com.br/
Divulgação


A operação Lava-Jato acaba de completar cinco anos e reúne conquistas importantes: uma delas é a recuperação, até dezembro de 2018, de mais de R$ 848 milhões devolvidos aos cofres públicos, de acordo com dados da Procuradoria-Geral da República (PGR). Nesse período, foram celebrados 12 acordos de leniência e colaboração envolvendo cerca de R$ 13 bilhões. A Lei Anticorrupção 12.846, de 2013, já em vigor, prevê multas e responsabilização de gestores a empresas que forem condenadas por corrupção, mas entre os atenuantes, um dos principais é a existência de programas de integridade efetivos.

Um dos efeitos da Lava-Jato foi justamente incentivar as companhias a criar ou ampliar suas diretrizes de compliance, porém, com a recessão econômica nacional, diversas empresas repensaram suas iniciativas para acomodar investimentos na governança e integridade dos negócios, o que é bem desafiador. Por esta razão, a RSM Brasil ACAL – empresa membro da RSM International, a 6ª maior empresa de auditoria independente e consultoria do mundo, presente em 120 países – lança uma abordagem inovadora: a Casa da Integridade (www.casadaintegridade.com.br), aperfeiçoamento que une compliance a resultados operacionais.

“Na Casa da Integridade, são estabelecidos programas e rotinas que orientam todas as áreas organizacionais a terem o olhar cuidadoso do compliance para os processos operacionais e administrativos, que impactam diretamente nos resultados do negócio. Para isso, desenvolvemos um projeto orientado à racionalização de investimentos e flexível o bastante para empresas de todos os portes. Contempla desde o entendimento das diretrizes estratégicas, visando convergir todas as ações de conformidade e gestão de riscos aos objetivos esperados e, principalmente, as ações de disseminação e aculturamento dos stakeholders acerca dos temas em questão. Pesquisas indicam que a Alta Gestão conhece apenas 4% dos reais problemas nos processos operacionais de suas empresas e é justamente aí que estão os riscos de atos ilícitos e também de desperdício de recursos, como o retrabalho, por exemplo”, explica Marcos Bentes, sócio da área de Risk Advisory Services (RAS) da RSM Brasil ACAL.

Além de estabelecer rotinas que garantam à empresa estar em conformidade com as legislações e regulamentações que a regem, a Casa da Integridade vai além e direciona a gestão a ter uma constante orientação a risco, visando atuar tempestivamente na mitigação das falhas e desvios, reduzindo a severidade e o impacto negativo dos riscos. Na prática, a Casa da Integridade auxilia na definição do modelo mais adequado de um sistema interno de conformidade, através do fortalecimento dos princípios éticos da organização, clareza dos objetivos definidos, capacitação e engajamento das linhas de defesa, inclusão da Alta Direção no êxito do programa e o alinhamento das instâncias e processos de governança, que devem ter foco na melhoria contínua.

Visando potencializar a efetividade e eficiência da implantação da Casa da Integridade, a RSM desenvolveu ainda soluções tecnológicas e um novo aplicativo para celular com inteligência artificial, disponível tanto para Android como para iOS, com o objetivo de levar o programa de integridade para a palma da mão de todos os funcionários.

Mais informações: [email protected]

Priorité Comunicação – [email protected]



Website: https://www.casadaintegridade.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia