28/06/2019 às 14h07min - Atualizada em 28/06/2019 às 23h00min

Como um serviço de drenagem adequado traz bem-estar à população?

Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de um país, os serviços de drenagem impactam na melhoria da qualidade de vidas das pessoas.

DINO
https://www.acflex.com.br/


Uma das ações a serem administradas para garantir o bem-estar da população é o saneamento básico. Com medidas específicas para a preservação ambiental e o adequado manejo dos resíduos sólidos, alguns dos serviços essenciais são o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e a drenagem urbana. Para tanto, é preciso que o setor responsável realize um planejamento e o uso de equipamentos adequados, pois estes fazem bastante diferença no resultado final. O tempo de conclusão e o pleno atendimento à população são questões a serem levadas em consideração nesse planejamento.

Os serviços geralmente são prestados por empresas públicas, mas também podem ser feitos por empresas privadas, sob concessão. Considerados essenciais, eles podem melhorar a saúde da população do entorno, bem como garantir a integridade do meio ambiente. A prevenção de doenças é outro ponto a ser levado avaliado quando o assunto é drenagem, pois o escoamento de águas evita a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, sem contar nas infecções que a água suja pode ocasionar.

Várias são as vantagens de investir em saneamento básico, especialmente na drenagem. Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de um país, os serviços impactam na melhoria da qualidade de vidas das pessoas. Um estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), aborda os benefícios da expansão do saneamento brasileiro evidenciando a saúde, educação, valorização imobiliária e na produtividade (trabalho e renda). O avanço do saneamento básico no país influenciou os setores econômicos e sociais e o investimento em saneamento aponta para uma série de oportunidades e possibilidades nas áreas beneficiadas, especialmente com a drenagem.

A Acflex , fábrica de mangueiras e mangotes de borracha, explica que para uma drenagem urbana adequada, é indispensável o uso de um mangote de draga para sucção e descarga . A empresa explica que o produto deve atender a características específicas para um serviço de qualidade. "O tubo precisa ser confeccionado em borracha sintética resistente à abrasão e com capacidade de aguentar uma temperatura de até 80ºC. Também é interessante um reforço com lonas têxteis e espiral de arame de aço", conta.

O processo de urbanização dos últimos tempos evidencia os problemas relacionados às inundações nas cidades. Por isso, a drenagem se torna um serviço extremamente importante no combate ao aumento dos níveis das cheias. Porém, realizá-la de qualquer maneira não resolverá o problema. A necessidade de manutenções periódicas é um dos pontos negativos, sem contar que mangotes ruins prejudicam a operação da máquina e a eficiência do trabalho, conforme afirma a Acflex. "Trata-se de um conjunto de atividades que se realizadas da maneira correta irão proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para a população. Do contrário, os danos nos equipamentos irão aumentar consideravelmente o custo da drenagem, sem contar na demora do atendimento a quem mora no entorno", explica.



Website: https://www.acflex.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia