01/06/2021 às 09h27min - Atualizada em 01/06/2021 às 09h27min

Trezena de Santo Antônio começa hoje; dia 13 haverá homenagem e carreata

Santo Antônio recebeu a fama de casamenteiro por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Por Cleusa Duarte

Fora a pandemia, a igreja de Santo Antônio Além do Carmo esse ano  está passando por uma reforma no telhado. Com isso, a tradicional Trezena vai ocorrer na paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão.  O início das homenagens será  a partir das 18 horas de hoje (1º), sendo que dentro das regras sanitárias contra o coronavírus, apenas 70 devotos poderão participar. No dia 13, a partir das 15 horas, vai ocorrer uma carreata em homenagem ao Santo  pelas ruas do bairro da igreja.

“A ordem de entrada será por horário de chegada. Tivemos que antecipar o horário também para às 18 horas devido ao ‘toque de recolher’, em geral fazíamos a partir das 20 horas. Em tempos de pandemia temos que nos adequar”, diz o padre da paróquia Ronaldo Marques Magalhães.

Padre Ronaldo ainda destaca que no dia 13, dia do Santo Casamenteiro, serão realizadas três missas no turno da manhã, nos horários de 7 horas, 9 horas e 11 horas, "à tarde vamos homenagear santo Antônio com uma carreta. Vale lembrar que toda a programação será transmitida pelas redes sociais da igreja: Face, Instagram e YouTube Santo Antônio Além do Carmo”.

Para finalizar Padre Ronaldo fala sobre a importância de Santo Antônio, “Um santo querido e amado principalmente pelo povo baiano. Temos que manter a confiança e esperança para que essa pandemia passe e todos sejam vacinados. Vamos orar para Santo Antônio, um profundo conhecedor da palavra de Deus. Todos os anos no altar da de santo Antônio pegamos cartinhas de pessoas agradecendo pela saúde, por uma recuperação de saúde, emprego alcançado ou casamento realizado. Não importa o fato, mas a fé. Vamos orar para que amenize esses tempos difíceis de crise na saúde pública, com tanto desemprego e violência . Vamos rezar por um mundo mais justo ,  humano e fraterno e pela intercessão de Santo Antônio para que essa situação mude”.

Ângela Morais participa todos os anos da Trezena de Santo Antônio, lá no Carmo e complementa, “apesar da reforma da igreja, vou chegar cedo na do Boqueirão  e garantir o meu lugar. Vou participar da carreata também, além disso do tríduo, nos dias  11 , 12 e 13 na casa do amigo Rodrigo, que reside no bairro de Santo Antônio”.

O advogado aposentado Jorge Vital de Lima também devoto de Santo Antônio realizava todos os anos a Trezena em sua casa e oferecia uma feijoada, “com 91 anos e essa pandemia a feijoada ficou restrita a família e a Trezena desde o ano passado é feita por mim e minha esposa. Esse ano ficamos sem nossa secretária e a babá do nosso filho reapareceu num momento importante e vejam, ela nasceu no dia de Santo Antônio, está aqui em casa nos ajudando neste momento difícil”.

Fé sem limites

“Para a fé não tem limites, estamos comemorando em 2021 , 15 anos de devoção. Uma tradição familiar, do tempo das minhas avós maternas. Me vestia de franciscano quando pequeno e saia carregando a água benta. Cresci devoto e apesar da pandemia vamos realizar nossos eventos em família mas com janelas abertas, muita gente passa e do lado de fora acompanha. Porém, temos o Instagram e pedimos para que acompanhem a programação por ele é o @devocaodeantonio”, diz o devoto Rodrigo Guedes, organizador da Devoção Popular a santo Antônio.

A casa da avó materna de Rodrigo está toda decorada, para comemorar os 15 anos de louvor e reza pública a Santo Antônio, o altar alcançou 5 metros feito em papel reciclado e crepom, “ às 19h30 desta terça 1º vamos realizar a oração a Santo Antônio e a partir das 21 horas teremos a live com o cantor de compositor Gerônimo Santana para contar os ‘casos e causos’ envolvendo o Santo”, conta Rodrigo.

Santo Antônio é o segundo Santo com o maior número de devotos no Brasil, mas sua fama se consolidou como casamenteiro. Ele normalmente é representado em imagens, segurando o menino Jesus e, além de ser considerado um dos santos mais populares do Brasil.

A data de sua celebração é a mesma em que ocorreu o seu falecimento, Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Devido à sua fama de milagroso, muitos devotos fazem simpatias e deixam a sua imagem  ‘de castigo’ para chamar a sua atenção para que ele possa auxiliá-los a encontrar a alma gêmea.

Santo Antônio recebeu a fama de casamenteiro por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento. Santo Antônio intervinha também na questão das desigualdades sociais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia