28/06/2019 às 08h44min - Atualizada em 28/06/2019 às 13h12min

Associação Brasileira de Estomaterapia lança cartilha de prevenção ao câncer colorretal e manuais para pessoas com estomia na região Amazônica

Publicações serão apresentadas durante evento em comemoração ao aniversário da primeira estomaterapeuta do mundo, na Câmara de Vereadores de São Paulo

DINO
http://www.sobest.org.br


Levar informação sobre as estomias a um grande número de pessoas foi uma das missões da primeira estomaterapeuta do mundo, Norma N. Gill-Thompson, nascida em 26 de junho de 1920, nos Estados Unidos. Por isso, no evento que a Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (Sobest) realiza em sua homenagem nessa sexta-feira, dia 28 de junho, na Câmara de Vereadores de São Paulo, a difusão de conhecimento tem lugar de destaque com o lançamento de três cartilhas: Prevenção do câncer colorretal, Manual de orientação à pessoa com estomia na região Amazônica e Alimentação Amazônica: guia para pessoas com estomias.

As publicações levam ao público importantes informações sobre estomias com uma linguagem acessível, que facilita o entendimento. As ilustrações ajudam a visualizar e compreender os dados apresentados.

A cartilha Prevenção do câncer colorretal - o que você precisa saber, de autoria das enfermeiras estomaterapeutas Mônica Costa Ricarte e Néria Invernizzi da Silveira, explica como são os tumores que acometem o intestino grosso e reto, esclarecendo sobre os fatores de risco. A publicação mostra, por exemplo, que a doença acomete tanto homens quanto mulheres especialmente a partir dos 50 anos. Também aborda a influência do histórico familiar e dos antecedentes de outros tipos de câncer, entre outros fatores. Destaca os sinais que exigem atenção para a doença, como a presença de sangue nas fezes, além de dor e cólica abdominal frequentes. As autoras apresentam ainda importantes medidas de prevenção a esse tumor.

As outras duas publicações, direcionadas à região Amazônica, têm como diferencial abordar as estomias considerando a cultura da região, falando de experiências, alimentos típicos e hábitos locais, como os banhos de rio. As ilustrações também demonstram a cultura do povo que vive na região, ajudando a causar identificação com o público ao qual se destina.

O Manual de orientação à pessoa com estomia na região Amazônica foi organizado pelas enfermeiras estomaterapeutas Regina Ribeiro Cunha, Rafaelle Ribeiro Rabello e Vanessa Vieira Lourenço-Costa. O capítulo "conhecendo minha estomia" traz alguns problemas de saúde que podem necessitar de cirurgia geradora de estomia. A cartilha ensina como aplicar, esvaziar, trocar e remover o equipamento coletor e dicas importantes de lazer para quem gosta de banhar-se nos rios e praticar atividades físicas. Também apresenta alimentos que devem ser evitados, pois produzem muitos gases intestinais, e os que são bons para eliminar gases.

A cartilha Alimentação Amazônica: guia para pessoas com estomias, organizado por Kellyne Santana Barros, Regina Ribeiro Cunha e Vanessa Vieira Lourenço-Costa, tem informações importantes para uma alimentação saudável considerando a condição que quem vive com estomia. Explica cuidadosamente como equilibrar proteínas, carboidratos, lipídios, fibras e vitaminas e onde esses nutrientes estão presentes, considerando especialmente alimentos típicos ou que podem ser facilmente encontrados na região Amazônica. Ensina os alimentos que causam odor forte nas fezes e os que o reduzem, trazendo também receitas e sugestões de cardápios para o dia a dia.

As publicações estarão disponíveis para download no site da Sobest: www.sobest.org.br

Sobre a SOBEST
A SOBEST - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, com bases éticas e filosóficas fundamentadas na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e no World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional, além das bases éticas e filosóficas vigentes para o exercício da enfermagem no Brasil



Website: http://www.sobest.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia